sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Puxando o Freio Diante dos Mecanismos da Globalização

Puxando o  Freio Diante dos Mecanismos da Globalização

            A globalização é um fenômeno que nasceu por meio da abertura do comércio de diversas economias globais com o objetivo de  acrescentar positivamente mais opções de serviços e recursos mercadológicos para as nações do planeta, transformando a vida das pessoas comuns, proporcionando mais qualidade de vida para todos. Mas como na vida tudo tem os Prós e os Contras, neste artigo será descrito uma idéia sobre os efeitos dos mecanismos da globalização, destacando especialmente as mudanças que este mecanismo global tem proporcionado para a sociedade atual.

Um dos efeitos da globalização está no imediatismo em que as informações chegam ao encontro do consumidor, de uma forma quase  instantânea ou remota, provocando em contra partida, as  tomadas de decisões movidas por impulso diante da emergência do mercado Global. Este reflexo produz tanta convicção que as vezes chega-se a  agir de forma impensada em relação ao Consumo da idéia proposta. Concretiza-se negócios econômicos e financeiros sem ao menos apurar detalhadamente o que se propõe a realizar. O reflexo do marketing moderno, é uma das forças tarefas do mecanismo da globalização, e tem influenciado profundamente por meio de mudanças, a mentalidade da sociedade atual.

            A nova ordem comercial tem transformado a cultura do consumo  no dia a dia das nações, através de reações incentivadas pelos fortes reflexos dos mecanismos da globalização.

            Não é fator positivo efetuar uma compra movido por uma informação superficial do produto ou serviço, Antes de efetuar, o melhor caminho seria o de se  aprofundar no teror da Propaganda, procurando assim a identificação de enganos, ou seja, buscar garantias pra não ser vítima da famosa “Propaganda Enganosa”. Muitas vezes esta informação não abrange por completo as expectativas do consumidor. Muitas informações do mercado global, não trazem junto ao marketing, a mensuração de Riscos eventuais que o produto ou serviço pode proporcionar. Considerando que  para tudo o que se faz na vida, infelizmente existe um risco, e não importa o tamanho , mas sempre haverá um risco. O ideal seria a produção de uma  informação , mensurando os riscos do negócio, visando uma negociação transparente.

            Na realidade, as estratégia de marketing em todo o mundo nem sempre faz uma  mensuração de riscos referente ao produto informado nas mídias. Neste caso, cabe a quem está disposto a mergulhar neste oceano mercadológico global, ficar bem atento na clareza das informações, procurando sempre avaliar os mínimos detalhes do produto que está sendo promovido nas mídias globais, puxando o freio diante dos mecanismos da globalização.

            Santos,Milton.2000.P.39 retrata os mecanismos da globalização da seguinte forma : “”É o início de uma outra cognoscibilidade do planeta. Um planeta que conta com todas as possibilidades de ser desvendado, Mas, nem sempre o conhecer é possível. A informação nem sempre se propõe a informar, e sim a convencer acerca das possibilidades e das vantagens das mercadorias. O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. A contradição se faz e se refaz  na impossibilidade de se produzir, de imediato, uma informação libertadora. A alienação é a face que brota aguda da globalização financeira, da globalização do dinheiro. Encanta-se o mundo. O princípio e o fim são o discurso e a retórica. Então o que fica para o ser comum é a farsa do consumo. Não há referência à transformação do espaço e do tempo. O homem consumidor caminha no espaço do desconhecimento do mundo relacional e do falso e alardeado conhecimento do mundo das mercadorias”.

            Percebe-se que entre os mecanismos da globalização existe um poder manipulador com intuito de convencer os consumidores com visão vulnerável para os mercados, a se precipitarem em suas compras de forma impensada e pouco consciente, levados pelo impulso provocado pela força do marketing. Não considerando nem mesmo um eventual risco que a compra do produto poderia ocasionar. A estratégia do Marketing global produz para os consumidores um único sentimento : “Comprar” não levando em conta o risco de se desenvolver o Consumismo exagerado, gerando problemas de alta de inflação. O melhor que a Globalização poderia produzir com a força do seu Marketing, seria uma geração de Consumidores mais  Conscientes que certamente estariam cooperando com um bom desenvolvimento da economia de seu país ,e  de forma saneada.  Sendo assim, entende-se que as economias abertas que fizeram nascer o fenômeno Globalização, parece não  estar observando bem, o crescimento do fator Consumismo entre as nações. Vale ressaltar  que o Consumismo desenfreado pode resultar na alta dos índices de Inflação das economias.                  

Autor: Rogério Marcelino     

Referências Bibliográficas :


Santos, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record,  2000. P. 39.

3 comentários:

  1. Excelente texto. Expôs muito bem a realidade do consumidor desinformado e ainda deixou aguçada a mente do leitor em desejar saber como a compra excessiva e, muitas vezes, desenfreada pode resultar num crescimento da inflação econômica.

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  2. Excelente texto. Expôs muito bem a realidade do consumidor desinformado e ainda deixou aguçada a mente do leitor em desejar saber como a compra excessiva e, muitas vezes, desenfreada pode resultar num crescimento da inflação econômica.

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    1. Obrigado Flávio por teu comentário participativo nos termos da questão abordada.

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