terça-feira, 27 de setembro de 2016

Explore o Ganha-Ganha e Administre um Conflito

Explore o Ganha-Ganha e Administre um Conflito

Em qualquer situação onde surge um conflito, logo é mencionado a pessoa do Gestor e Líder, visando a administração ou solução do conflito. Destacando assim a importância desse profissional na gestão de algum negócio.

Ao buscar conceitos e características de um líder, foi identificado de acordo com diversos dicionários que o líder é aquela pessoa dotada de capacidade de influenciar outras. Ou ainda, segundo outros conceitos, o líder tem como características o portar autoridade e legitimidade para ser apto nas tomadas de decisões.

Se tratando de conflitos, como esse líder deve se comportar diante dos mesmos ?  Quais os caminhos que ele deve seguir para administrar um conflito empresarial, ou em controlar os complexos relacionamentos interpessoais numa empresa ?

De acordo com vários estudos sobre administração de conflitos, o conflito é definido como uma situação onde o desacordo envolve o comportamento de pessoas e equipes de profissionais, comprometendo  de forma negativa o fluxo dos trabalhos.

As informações descritas até aqui sobre o assunto conflito, retratam  um fator negativo e que pode afetar o alcance do sucesso da empresa em seu mercado atuante. Uma situação indesejável para seus organizadores que correm o risco de ter seus resultados comprometidos se os conflitos não forem administrados com competência pela gestão.

Para (Carvalho,2009),...As energias fluem de uma pessoa para outra. Os relacionamentos tendem a ser abertos, criativos e gratificantes. Por exemplo, um elogio de seu chefe, tende a aproximar sua relação com ele. Já outras pessoas possuem relacionamentos frágeis e pouco saudáveis. São relacionamentos fechados, conflitantes e destrutivos, as mesmas experiências inexpressivas e sem sentido tendem a repetir-se. Conflitos não resolvidos tendem a aumentar-se e multiplicar-se, ocorrendo um esgotamento energético através de choques verbais, sentimentos de rejeição e solidão, sem energia para produzir transformações positivas.

Ficou bem claro o sentido de conflitos interpretado pelas palavras de (Carvalho,2009). Pode-se entender embasado na citação acima que um conflito interno numa organização empresarial, não coopera com o bom desenvolvimento da empresa, podendo até , se não for administrado, comprometer a produção, enfim os resultados positivos que a  organização espera com a continuidade do negócio.

Em relação a postura do gestor diante dos conflitos, esse líder ou gestor administrativo, terá que usar suas qualificações profissionais para controlar determinado conflito, buscando sempre a solução do problema de forma inteligente, e com intuito de erradicar a essência do conflito que parte de um sentimento de injúria , mágoas e desprezo que envolve sua equipe. Esta iniciativa por parte do gestor objetiva equacionar a situação do conflito, visando não prejudicar o desempenho das atividades da empresa.

No mundo administrativo, existem soluções para se resolver problemas de conflitos na organização. Dentre estas soluções, destaca-se a “solução Ganha-Ganha” , muito explorada nas gestões empresariais e bem utilizada pelos lideres gestores na administração de conflitos.

Na solução Ganha-Ganha, todos os lados ganham, a empresa ganha e o conflito é solucionado  e em alguns casos erradicado da empresa. Pois no Ganha-Ganha, não ocorre Imposição, nem Humilhações para nenhuma das partes envolvidas. Com estas medidas o gestor consegue transformar as pessoas das mais radicais possíveis, em pessoas flexíveis e cooperativas, gerando assim um benefício para a organização empresarial.

Autor : Rogério Marcelino


Referências Bibliográficas :
Livro : Administração de Conflitos e Relacionamentos
Autores: Profº Me. Marcelo Filippin  -  Profª Me.Patrícia Rodrigues da
               Silva  -  Profª Me Renata Emy Koyama

Maringá-PR – 2013 – 180 p.

2 comentários:

  1. Querido, gostei da sua abordagem em relação ao bom líder dentro da empresa. Podemos utilizar essas estratégias em nossa vida cotidiana.
    um forte abraço e continue a compartilhar conhecimento.

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    1. Obrigado minha amiga Ceiça. Teu comentário participativo só tende a acrescentar em minha Vida acadêmica.

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