quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O que dizer Sobre Responsabilidade Social

BREVE DISSERTAÇÃO SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL

            Um tema que despertei interesse em pesquisar e que está relacionado ao curso de Pós-Graduação que estou cursando, trata da “Responsabilidade Social”.
            A responsabilidade Social é uma temática que envolve interesses mútuos e fundamentais para as empresas que adotam a prática, e para o benefício da sociedade inserida na questão.
            O tema Responsabilidade social surgiu em larga escala no início da segunda metade do século XX, nos EUA, impulsionado pelos debates sobre as responsabilidades éticas das grandes empresas no selo da sociedade civil. Apesar de haver muitos críticos a esta temática, que afirmavam que às empresas cabiam única e exclusivamente o papel de garantir lucros, satisfazendo as necessidades dos acionistas.
            O crescente aparecimento de empresas privadas com dimensão monopolista acentuou o debate sobre as suas obrigações éticas e sociais enquanto agentes ativos da sociedade civil, Eric Hobsbawm (1995) considerava que : “As corporações empresariais sofriam pressões quanto a sua responsabilidade perante alguns problemas do mundo.
            Pode-se destacar problemas de grande dimensão e alta repercussão mundial, como as “Desigualdades Sociais” , um problema que parece crônico, mas que tem solução e poderia ser amenizado com a prática da responsabilidade social por parte de muitas organizações empresariais ativas no cenário econômico universal. Uma boa notícia, é que na atual conjuntura tanto nacional como internacional, este cenário apresenta um quadro positivo, pois grandes corporações nacionais e internacionais tem participado de programas que envolvem a responsabilidade social, gerando assim boas perspectivas de um mundo melhor e com mais qualidade de vida.
            A responsabilidade social segundo um perfeito conceito apurado pela Ethos.(Instituto Ethos de empresas e responsabilidade social), “Se aplicado à gestão de negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: Clientes, Funcionários, Fornecedores, Comunidade, Acionistas, Governo, Meio Ambiente.”
            Tendo em vista os argumentos apresentados, conclui-se que ainda é preciso uma participação mais pró-ativa das grandes e médias empresas que infelizmente tem se focado somente nos Lucros, desprezando o Fator relevante para um mundo globalizado, denominado : Responsabilidade Social. È preciso mais presença diante dos fatos negativos que volta e meia surpeendem o mundo e a sociedade em geral.                           

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Referências :
Eric Hobsbawm (1995)
Ethos. (Instituto Ethos de empresas e responsabilidade social)

Acesso em 13 de maio de 2016.


Autor : Rogério Marcelino

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