quinta-feira, 6 de junho de 2019

Lembrem da Agenda-21


Ao refletir sobre o último dia 05 de junho de 2019, dia em que tradicionalmente se celebra o “Dia do Meio Ambiente”. Observei com diferencial de atenção, a importância dessa celebração. Uma preocupação à vista. Percebe-se como tem se acelerado rapidamente os efeitos da globalização, somando-se com as produções modernas, o que de forma quantitativa, tem aumentado a poluição, que consequentemente, gera mais destruições naturais.

Ao pensar politicamente sobre a questão ambiental, logo vem em mente, as visões de socorro ambiental de cunho internacional que foram apuradas e aprovadas nas conferências históricas que aconteceram no mundo, sobre o Meio Ambiente. O que trás a tona a Responsabilidade Social, que cabe a cada cidadão e cidadã do universo a refletir, como também num sentido global, cabem as reflexões das autoridades Mundiais envolvidas na questão..

Falar do meio Ambiente, não poderia ser num sentido superficial e passageiro. Não poderíamos lembrar da questão ambiental, como se lembra de qualquer data comemorativa. Ressaltando que toda data em destaque no calendário das comemorações, tem seu valor irrevogável numa sociedade.

Os efeitos geográficos que a natureza nos apresenta, nos faz entender que quando o assunto é Meio Ambiente, a situação exige mais atenção, mais conscientização, pois lembrar das questões ambientais que comprometem a continuidade da existência do nosso Planeta, é simplesmente lembrar que a “Vida” em geral, precisa prosseguir sustentavelmente rumo ao futuro.

Diante de uma visão política e internacional, vale focar em cada 05 de junho dos anos vindouros, sobre tudo o que fora determinado pelas autoridades mundiais, nas conferências internacionais realizadas no mundo,  em que trataram dos relevantes assuntos ambientais. Não vale a pena apenas focar no assunto, mas investigar se está sendo cumprido ou não os acordos firmados no passado, que envolvem as questões ambientais.

As conferências ambientais teve seu início em 1972, em Estocolmo, na Suécia, onde aconteceu a primeira conferência mundial sobre o homem e o meio ambiente, com a participação de 113 países Maís a presença de inúmeras instituições governamentais e não governamentais.

Ao mergulhar na história das conferências internacionais que trataram seriamente da questão ambiental, vamos chegar ao Rio De Janeiro, onde no ano de 1992, aconteceu a Marcante Conferência Ambiental intitulada como ECO-92, ou Rio 92, uma conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Neste evento denominado ECO-92, foi discutido sobre os problemas existentes em relação aos progressos realizados. O principal resultado deste encontro , foi a elaboração de documentos importantes referentes as discussões relativas ao meio ambiente. O documento principal elaborado na ECO-92, foi a AGENDA-21, que se trata de um acordo entre 179 países, que objetivaram a realização de estratégicas que visassem o desenvolvimento sustentável do Planeta.

Não adianta uma nação se desenvolver apenas no sentido econômico. Se não houver uma consciente estratégia associada à soluções de preservação e continuidade dos recursos naturais, visando a sustentação e manutenção das gerações futuras que administrarão o planeta, não adianta um equilíbrio econômico momentâneo.

A Agenda-21 consiste em quatro seções: 1ª – Dimensões sociais e Econômicas; 2ª – Conservação e Gestão dos Recursos para o Desenvolvimento; 3ª- Fortalecimento do Papel dos principais grupos sociais; 4ª Meios de Implementação.

Depois de cinco anos da realização da ECO-92, em 1997, foi elaborado o Protocolo de KYOTO, no Japão, onde ficou estabelecido  que países industrializados, reduzam a emissão de gases que agravam o efeito estufa. Dentre os países que exploram a produção industrial, há países Pobres e Ricos. O Brasil por exemplo, é um país que explora a produção industrial.

Uma polêmica questão, é esta de KYOTO, que diz que somente os Países mais ricos estão obrigados a reduzirem a emissão dos gases industriais, mas os países mais pobres não estão obrigados. Entretanto, vale lembrar que O Fôlego de Vida serve para manter vivo tanto o Pobre, quanto o Rico, neste caso seria importante rever esta questão da obrigatoriedade. Pois se o objetivo é manter a vida, então que todos reduzam a emissão dos gases poluentes.

Fica aqui uma interessante Observação: “Pela Vida, até os países mais pobres deveriam reduzir obrigatoriamente e não espontaneamente a emissão dos gases poluente. ATÉ O BRASIL.”

20 anos após a realização da ECO-92,  tivemos a continuidade do evento, que recebeu o nome de “RIO+20” em junho de 2012. O evento foi um sucesso e as discussões foram focadas mais na questão do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas do planeta.

A conferência RIO+20 foi um sucesso inquestionável. Porém, explorando uma visão particular, o principal e mais relevante resultado gerado na história das conferências sobre o meio ambiente, foi a elaboração da “AGENDA-21”, um documento valioso, assinado por autoridades de 179 países, que estiveram presentes no Rio de Janeiro participando da ECO-92.

A “AGENDA-21”  é fantástica , pois ela abrange todos os problemas ambientais abordados e discutidos em todas as conferências da história da humanidade, até a última realizada em 2012, a “RIO+20”. Será que o Brasil tem cumprido o que a autoridade da época assinou em concordância com a “AGENDA-21”  ?

O principal objetivo da “AGENDA-21” , foi criar soluções estratégicas para os problemas socioambientais, a Agenda-21 retrata que a nossa participação neste processo, consiste na seguinte AÇÃO : “O nosso pensar, tem que ser de forma Global, e o nosso agir, tem que ter seu início na terra em que vivemos”. Entendeu ?  --- O resultado dessa ação, será a solução vitoriosa que o Planeta terra espera para o futuro.

A Agenda-21 foi composta por 40 capítulos ou temas. Entretanto, não serão descrito aqui neste artigo a relação destes 40 temas abordados por este documento valioso, serão destacados apenas 10 dos temas que compõem os 40 da agenda-21 que são : 1º-DIMENSÃO SOCIAL E ECONÔMICA; 2º-POBREZA; 3º-CONSUMO; 4º-SUSTENTABILIDADE; 5º-DESENVOLVIMENTO SUSTETÁVEL; 6º-SAÚDE; 7º-MEIO AMBIENTE; 8º-MULHER; 9º-CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 10º- EDUCAÇÃO.

No parágrafo anterior, mencionei 10 temas super relevantes, que fazem parte dos 40 temas abordados pelo documento valioso de nome AGENDA-21, assinado pelos 179 países que participaram da ECO-92 em 1992. Voltando-se para o Brasil, parece que nós, sociedade Civil Organizada, não temos visto ou presenciado os Efeitos do cumprimento do acordo assinado na ECO-92 em relação aos 10 temas mencionados acima.

Triste é perceber que no Brasil, problemas relacionados à  POBREZA, EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA, e SAÚDE, que são o carro chefe para manter e sustentar uma sociedade, ainda existem  em todo canto do nosso País, por causa da CORRUPÇÃO. 

Para que valeu o Brasil ter assinado o acordo da “AGENDA-21 EM 1992 ?  Me respondam, Como se desenvolver desse jeito ? O Desenvolvimento precisa ser Econômico, porém, SUSTENTÁVEL.  Pois se não partirmos em busca do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o que será das Futuras Gerações ?

Autor: Rogério Marcelino

6 comentários:

  1. Caríssimo, este tema abrange culturas que dispensamos ao longo da vida e dos arcabouços projetados por políticos que só pensam na próxima eleição.

    Propostas que fujam desse minúsculo tempo (Têm os eleições de dois em.dois anos) se perdem para sempre.

    Nossa cultura de manejo do lixo está equivocada e nossos políticos as traduzem apenas à coleta seletiva.

    Eu penso que a dinâmica de coleta, o foco governamental tem que ser abrangente e futurista. Mas por exemplo em São Paulo a prefeitura parece satisfeita com a reciclagem de apenas 10% do lixo.

    Existe como INIBIR, previnir e EVITAR esses lixões a céu aberto que se tornou a cidade.

    Mas, a quem interessa fazer a magia trabalhar e o povo se educar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por razões como estas mencionadas por vc, aqui no meu blog, foi que me levou a escrever criticando fortemente as autoridades, nos 3 últimos parágrafos do meu artigo. releia. abraço !

      Excluir
  2. Caro amigo. Conciliar as duas coisas (Desenvolvimento e Preservação Ambiental) é o grande problema para nações em desenvolvimento. É possível paze-lo, porém, necessário se faz ter políticas abrangentes e uma Educação voltada para o problema ambiental desde a educação infantilaté o mais alto nível da educação. Lógico, que necessário se faz termos governantes antenados com a preocupação mundial com o meio ambiente. Não é fácil, todos sabemos. Parabéns por seu artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Rafael, a questão ambiental é um forte problema de abrangência mundial. Entretanto, a boa vontade política sempre está na mente de qualquer governante, só basta pô-la em pratica e não arquiva-la como arquivaram a Agenda-21 , um compromisso firmado por 179 autoridades mundiais em 1992 na ECO-92, inclusive o Brasil. è lamentável a situação ambiental do Planeta, mas, vamos continuar com esperanças.

      Excluir
  3. Concordo plenamente. É um problema da humanidade e não apenas de governantes eu diria, embora eles tenham o poder da representação. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Rafael. Um problema da Humanidade, e, principalmente das Autoridades Governamentais, pois as autoridades tem o poder para estimular e espalhar a Conscientização para reflexão de todos.
      Abraço.

      Excluir