sexta-feira, 14 de junho de 2019

Greve dos Desesperados


Greve é uma palavra antiga, de origem francesa. Foi usada pela primeira vez no final do século XVIII quando surgiu a “Place de Greve” uma praça situada em Paris na França, que fica às margens do Rio Sena.

O que entendemos da palavra GREVE, nos tempos modernos, não se compara com o significado original do vocábulo que vem a ser : “Terreno plano composto de cascalho ou areia à margem do Mar ou do Rio” , onde se acumula inúmeros gravetos. Daí o nome da Praça e o surgimento Etimológico do Vocábulo “GREVE”.

Nos tempos modernos, seguindo o entendimento popular com comprovação  dos dicionários da língua portuguesa, o termo GREVE, se trata da cessação coletiva e voluntária do trabalho realizado por trabalhadores com propósito de obter direitos ou benefícios, como aumento de salários, melhoria das condições de trabalho ou direitos trabalhistas.

Particularmente, e de acordo com os conhecimentos que adquirir em diversas leituras de livros que abordaram o assunto greve, entendo que o pontapé inicial desse movimento no Brasil, se deu no início do século 20 com a industrialização promovida pelo governo de Getúlio Vargas. Uma vez que o crescimento sindical foi evidente naquela época e proporcional ao número crescente de trabalhadores urbanos, o que gerou a rivalidade entre capital e trabalho.

Uma rivalidade que nasceu de um confronto. Um grande confronto de ideais do Liberalismo explorando o sentimento de liberdade, igualdade e fraternidade, contra a força do Capitalismo que enfrentava as pressões sindicais por melhorias nas condições do trabalho visando uma qualidade de vida

Nos dias atuais, vemos as mesmas cenas de confrontos ideológicos se repetirem, porém com um diferencial de ideais, que são : Interesses meramente Políticos, Manipulação em massa de determinadas categorias Profissionais, e o Desequilíbrio do governo da situação.  Não tenho sombra de dúvidas que a principal intenção das greves modernas são estes fatores destacados neste parágrafo.

No Brasil foi anunciado há uns 5 dias, uma paralisação nacional marcada para o dia 14 de junho de 2019 (Hoje), uma manifestação comandada pela oposição ao governo Jair Bolsonaro. Um movimento que tem por objetivo reivindicar diversos direitos a favor da sociedade. Porém, a principal causa dessa GREVE anunciada, é a Luta da corrente Política da Esquerda pela não aprovação da Reforma da Previdência apresentada pelo Governo, e, também pela liberação de mais recursos a serem investidos na Educação.

Esta paralisação anunciada, é mais uma prova concreta do desespero da ala política da Esquerda, por ter perdido o poder nas urnas eleitorais. E, tem como único objetivo, de desestruturar os planos do governo atual, por meio de manipulação quanto à atitude dos trabalhadores em geral e do Povo brasileiro, levando-os à uma revolta contra o governo através de atos de desordem nacional. Cabe a cada cidadão e cidadã refletirem com consciência. Não vale a pena se conivente com este movimento.

Num sentido geral, a melhor resposta para estes movimentos seria a união de toda a sociedade e todas as categorias profissionais num mesmo pensamento que é : apoiar os Planos do governo, ou seja, governar juntos; Continuar acreditando nas propostas de mudanças governamentais prometidas na campanha. Temos que fazer um movimento de apoio ao governo, e não de afronta.

O Brasil precisa se desenvolver e mostrar para o mundo uma nova versão de um Brasil de sucessos. Entretanto, os procedimentos para alcançarmos este esperado desenvolvimento econômico e sustentável, precisarão muito das atitudes políticas e conscientes que o atual governo tomará daqui pra frente, mas uma coisa é bem certa : O Brasil precisará muito da nossa participação como sociedade autentica neste processo, como cidadãos e cidadãs de mentalidade coerente.


Autor: Rogério Marcelino

2 comentários:

  1. Caríssimo, o advento sindical rompante no final dos anos 70 e início dos anos 80 se tornaram emblemáticos com a ascensão do sindicato dos metalúrgicos comandados pelo molusco cachaceiro. A partir dali o sentido de luta por melhorias foram esquecidos e com o propósito único de servir como trampolim para a maravilhosa vida pública.

    Hoje, o país está dividido é nessa divisão quem ganham são os políticos e suas retóricas. De esquerda e direita.
    A propósito, faltou um item na demanda desses vagabundos; a pauta de libertação daquele que tudo teve alinhado para nos alçar ao crescimento e nos jogou no limbo da corrupção. 🤗🤗🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Álvaro, realmente eu poderia mencionar o nome do Molusco, porém dessa vez resolvi mencionar em meus escritos,somente o nome do atual Presidente Bolsonaro e do saudoso e Grande Político da história Getúlio Vargas. Ressaltando que esta citações forma construtivas em relação às pessoas citadas. abraço amigo.

      Excluir