terça-feira, 11 de junho de 2019

Conscientização


Um privilégio é poder se atualizar diante das ricas informações registradas nos livros sobre o significado da palavra  “Conscientização”. Segundo o dicionário online informal de língua Portuguesa, em www.dicionarioinformal.com.br/conscientização/ a palavra Conscientização significa “O ato de estar ciente, isto é, ter conhecimento sobre algo e a partir daí, passar a refletir; Julgando o que é certo ou errado. Em suas atitudes de tal forma que seu objetivo passe a ser a transformação de si mesmo e depois da sociedade como um todo.”

De acordo com o significado de conscientização pode-se entender que um homem conscientizado está propício a produzir Justiça. Porém, se tratando de um homem politizado, ao se somar a virtude da Conscientização com a da Politização, o benefício dessa soma de Virtudes resultará na produção de uma Justiça Perfeita, Completa e Verdadeira.

Para Aristóteles, “A justiça é a virtude integral e perfeita: Perfeita porque quem a possui pode utilizá-la não só em relação a si mesmo, mas também em relação aos outros.”

Compreendendo que a Justiça e a Consciência formam uma perfeita parceria, entende-se que Sentimentos voltados para Afetividade ou Intimidade, Inimizade ou Amizade, Articulações Políticas ou Poderes de Influência, etc. jamais podem fazer parte da Balança da Justiça de um Jurista ou Juiz de Direito, e ou Desembargadores do Judiciário. Pois um Profissional da Justiça, principalmente os renomados, considerados aptos para executar a verdadeira justiça numa sociedade, precisa desse equilíbrio.

A Justiça, como retrata Aristóteles, é uma virtude integral que apresenta perfeição ao ser executada. A justiça é um fato que dissemina a serenidade, a leveza, a liberdade, e, certamente a justiça só possui um agregado de grande relevância: “A Consciência de quem a executa”

Depois de entendermos o elegante conceito dado à Justiça pelo Filósofo Grego Aristóteles, aqui no Brasil, dá até um choque quando percebemos que corruptos tentam manchar a imagem da justiça com atos inescrupulosos como os últimos noticiários publicados na imprensa brasileira, bem como nas mídias sociais, sobre um vazamento de informações comprometedoras envolvendo a Operação Lava Jato e o Ministério Público Federal.

Um assunto tão desagradável que pode até comprometer a imagem da Justiça Brasileira, uma vez que o fato repercutiu de forma negativa em todo Brasil. A repercussão teve efeito negativo pelo fato de ter sido mencionado nomes de pessoas importantes da justiça como o Ministro da Justiça e segurança Sérgio Moro e do Procurador da República Deltan Dallagnol do Ministério Público Federal, ambos são pessoas que conquistaram o carisma e a confiança de grande parte da sociedade brasileira pelos seus atos de coragem, determinação e profissionalismo nas tratativas da justiça brasileira no combate a Corrupção.

Sabemos perfeitamente que personalidades renomadas ligadas à Justiça Brasileira como Sergio Moro e Deltan Dallagnol, não seriam coniventes com atos que não procedem para a produção de uma Verdadeira Justiça. Lembrando que o perfil destes homens mencionados depois dos históricos acontecimentos ocorridos no Brasil no que se refere ao Combate a Corrupção, demonstra que eles surgiram na história para somar a favor do desenvolvimento do Brasil e não a favor do retrocesso.

Concluindo, chegamos a um ponto em que precisamos entender que o Brasil está passando por uma reestruturação política, econômica e organizacional. Então, essa transformação incomoda a oposição política. Estes noticiários de vazamentos de informações comprometedoras, tudo indica que não passa de mais uma estratégia planejada pela esquerda, para desestruturar o governo e sua equipe. O governo precisa ser fortalecido e não enfraquecido. Portanto, nós cidadãos e cidadãs brasileiros, não devemos valorizar informações produzidas pelas Fakes News espalhadas pelo país.

Autor: Rogério Marcelino


Nenhum comentário:

Postar um comentário