quarta-feira, 17 de junho de 2020

Cadê a Democracia ?


Depois de Todos  os  espetáculos  promovidos  pela  nova  ordem  de  poder,  que está  literalmente dominando o Brasil, chega-se a imaginar que não existe mais ao nosso dispor, a Democracia declarada e registrada na carta magna brasileira;  A  Constituição Federal.

A Constituição Federal garante em seus registros que “Todo Poder Emana do Povo”, está lá para quem quiser conferir no Art, 1° Parágrafo Único da Constituição Federal de 1988.

Observa-se ultimamente na atual conjuntura, várias atitudes políticas, que põem em Xeque (Jogada em jogo de Xadrez que põe o Rei em Risco) á valorosa Democracia, fruto de muitas reivindicações de um povo que lutou no passado brasileiro por esta conquista social.

Algo atípico comparando ao que se entende sobre democracia, tem ocorrido nos dias atuais no Brasil. Hoje vê-se a liberdade de expressão comprometida, pois quem ativa-la corre-se um risco de ser processado ou até preso, se expor livremente sua visão contrariando as ideias de um determinado órgão por exemplo numa praça ou numa rede social a respeito de uma maneira de pensar.

Um sentimento de perda ecoa pelo Brasil só de imaginar a Liberdade de Expressão sendo ferida por forças autoritárias, é como se ordenasse o povo a mergulhar num mar de amordaças. É como conduzir uma sociedade por meio de abuso de poder.

Será que vamos perder o direito de viver num país onde a lei máxima nos oferece uma proposta de liberdade, consciência e responsabilidade? 

Muito se aprendeu nos livros de história, que num regime democrático, todos são livres (Salvo Anonimato) para expor sua linha de pensamento, ainda que seu ideal possa contrariar outras linhas de pensamentos adversos. A democracia nos garante a liberdade 
de expressão,

A democracia só será perfeita, se envolvida na responsabilidade, na coerência, no bom senso ao usufruí-la. Por isso é inaceitável qualquer tipo de ato de violência executado em nome da democracia. É oposto à democracia atos de vandalismo, agressões físicas ou verbais, torturas psicológicas, calúnias ou difamações. Todos estes atos destrutivos não procedem num regime verdadeiro de democracia.

Outro fator destrutivo que  mancha a democracia, são as Fake News, o assunto do momento, que gerou até um inquérito movido pelo STF. Quanto ao inquérito das Fake News, foi útil e realmente precisa ser combatido, entretanto, observa-se que o STF agiu de forma exagerada ao aplicar SEVERAS punições às diversas pessoas citadas em noticiários recentes. Um diálogo sério seguido de brandas advertências, seria suficiente, afinal de contas vivemos num regime democrático.

Pode-se entender que a democracia está embasada na Paz e no Respeito ao próximo. A democracia me permite ser contra o pensamento do meu próximo, mas não anulá-lo, ignorá-lo ou desrespeita-lo. Isso é promover a Paz. Por exemplo: Eu posso livremente ser contra o Presidente do meu país ou ser contra o Governador do meu estado, porém, o direito que me permite ser contra totalmente o meu Presidente ou o meu Governador, não me permite agredi-lo ou desmoraliza-lo na sociedade.

Concluindo, na história do Brasil, tivemos a oportunidade de sermos administrados por outros regimes como a Monarquia. Interessante que no regime monárquico, o Rei realmente era “O Rei” exercendo sua Majestade, e tomava todas as decisões e ou determinações sem interferências quaisquer.

Hoje o Brasil precisa ser administrado envolto à um regime fiel que permita a execução de uma gestão pública que Realmente possa tomar decisões sem interferências, ou seja se o Presidente da República que é um líder eleito democraticamente pelo povo, com Status conferido pelo povo que é o dono do PODER, então o Presidente Precisa de fato executar este poder que lhe fora conferido, e não ser advertido ou impedido de agir por ordem de outros órgãos que não foram eleitos pelo povo. Afinal quem foi eleito e recebeu o Poder diretamente das mãos dos donos do Poder, foi o Presidente da República.

Autor : Rogério Silva Marcelino

Um comentário:

  1. O problema nesse país,é que dizer verdades é crime. Eu politico não iria me criar,porque odeio politicagem. Fake News? O problema que publicações pró atual GOV é crime contra a democracia e constituição ou é Fake News. Contrário ao atual GOV DIZEM PUBLICAM coisas até piores Os guardiões chegam a citar que é em favor da democracia e constituição. O que tempos? Um povo dividido a beira do caos,uma constituição feita por exilados anistiados que os deixam a vontade pra usar e abusar do que deveria ser verdadeiramente democrático. Em 18 meses de no PR só se vê criticas e não uma linha de elogios. Entram os 300 que não são 30 que vão onde a $$$ for maior, os falastrões da mesma maneira,Esse tipo de gente não ajuda em nada.O que mesmo ajudaria é o art 1º da dita constituição. O povo se unir e exigir a verdadeira democracia,talvez ate uma nova revisão da mesma, ou ate mesmo uma nova. A COISA BRASIL ESTA COMPLICADA E TENDE PIORAR. ESTA UMA VERGONHA!

    ResponderExcluir