quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Participação


Do latim participatĭo, a participação é a ação e o efeito de participar (tomar parte, intervir, compartilhar, denunciar, ser parte de). O termo pode ser usado para fazer referência à capacidade de os cidadãos (o eleitorado) se envolverem nas decisões políticas de um país ou de uma região. https://conceito.de/participacao

Participar é se envolver em Algo. É se interessar pelos resultados esperados de algum empreendimento ou processo de qualquer natureza. Nós, Brasileiros, temos um grande privilégio garantido em lei, que é poder participar democraticamente dos Pleitos Eleitorais a cada término de mandato referente aos diversos cargos públicos existentes.

Não devíamos nunca desperdiçar esta oportunidade de se envolver nas decisões que exigem a participação de toda sociedade. Decisões que dependendo dos resultados,  podem comprometer seriamente a vida de todos, quanto ao presente e quanto ao futuro, alem de, refletir na condução das nossas famílias em vários aspectos sociais. Enfim, participando ou se abstendo de participar, estamos inseridos nos efeitos desses resultados.

Todas as tomadas de decisões governamentais, são politicamente executadas, e, inevitavelmente, refletem na vida de todos. Não adiante se entregar à revolta dizendo: “Eu não Tenho Nada a Ver com Isso”,digo que TEM HAVER SIM. Participando ou não dos processos democráticos inerentes às causas sociais, os resultados refletirão de forma positiva ou negativa em sua vida. Temos por exemplo, o grande evento democrático no próximo dia 28 de outubro, o 2º Turno das Eleições gerais de 2018.

Segundo conclusão do TSE, foi apurado  no 1º Turno das eleições de 2018, um Índice de 20,33% de ABSTENÇÕES resultantes dos Votos Nulos ou Brancos. Este percentual de abstenções, significa mais de 29 milhões de pessoas que não se importaram com o Pleito Eleitoral, deixando de participar. De acordo com o TSE, este índice apurado no 1º turno das eleições de 2018, foi o maior desde as eleições de 1998.

Fatos como este apurado pelo TSE, não é bom para o processo democrático do nosso País. A participação da sociedade de forma integral, seria fundamental para o alcance dos objetivos almejados por todos. Se abster do Processo neste momento delicado que o país atravessa, pode-se considerar um ato de Insensatêz, diante da liberdade de expressão que temos ao nosso dispor para utiliza-la visando contribuir com o Sucesso do País.

Precisamos resgatar este numeroso público ausente no 1º turno desse processo democrático tão importante para nação brasileira: “O Pleito Eleitoral”. Precisamos resgatar no sentido de apresentar um sentimento Otimista para este público ausente, que pode ser seu vizinho, seu irmão(ã), seu colega de trabalho, seu amigo de uma cidade distante... Etc. 

Precisamos rapidamente por meio de uma campanha voluntária, levar adiante a ideia que garante que  “A Esperança não morreu”. A Esperança de se viver num Brasil Mais Justo, está bem viva, em nossos corações e em nossas mentes. A Mudança será Iminente. Um fato que começará com a nossa atitude civil, Participativa e consciente. Enfim, votando no próximo dia 28 no capitão Jair Bolsonaro, Número 17 para Presidente do Brasil, será o início dessa Renovação do Brasil.

Autor: Rogério Marcelino

3 comentários:

  1. O numero de abstenções é maior que a população do Canadá inteira. É um acinte, e não é por culpa dos candidatos, visto que, no primeiro turno sempre temos várias opções para nossos votos. Comodismo, falta de informação, educação e conhecimento da democracia. Talvez preferissem viver sob a égide de um sistema onde não exista o direito ao voto. Talvez fossem felizes assim. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo, Deus de tempos em tempos nos dá a oportunidade de revermos nossos conceitos e mudar os rumos de nossa nação. Infelizmente como está na bíblia e. Jeremias 17:5 "Maldito o homem que confia em outro homem ".

    Hoje, o cidadão está cansado, desacredita de idéias e discursos. Temos um câncer na nossa democracia que nos consome ; 35 partidos.

    O projeto de poder de Lula nos arrombou os cofres, a estoca vento nos jogou no fundo do poço.

    Isso explica o desencanto do cidadão com as eleições.

    Hoje, voto em Jair Bolsonaro sem a ilusão que existem mágicas e mágicos capaz de mudar o rumo do 🇧🇷sem quebrar ovos.

    #PTNão 🤔🤔🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir