sexta-feira, 21 de setembro de 2018

“Explore a Democracia com Elegância”


Por meio da Democracia, uma sociedade pode de fato conquistar a realização de ilimitados ideais, muitos destes, oriundos de mentes com perfis de aspecto popular, ou seja, do Povão Autêntico, cidadãos e cidadãs brasileiros. Estas conquistas, dependerão de como o som destas reivindicações soarão aos ouvidos dos comandantes do Poder.

A democracia é um recurso que quando alcançado pelo povo, com elegância, produz fins proveitosos para toda sociedade. Mas, se este recurso for explorado de qualquer maneira, os resultados não serão satisfatórios. A democracia precisa ser alcançada pelo povo de forma inteligente, não basta fazer parte de um time do tipo “Maria vai com as outras”, onde se é notório um volume relevante de presenças conduzidas por mentes vazias de sabedoria.

A Democracia é um Instrumento poderoso, disponível para toda sociedade. Entretanto, para que ela gere os resultados almejados pela população, seria preciso uma participação mais intensa, preferencialmente, se explorasse o melhor dos talentos particulares de cada um, os mais envolventes e com muita coerência. Não basta apenas os efeitos impactantes dos falantes de línguas desenfreadas.... a Democracia pode manifestar seus efeitos positivos de forma elegante, quando explorada por vozes eloquentes.

Por outro lado, a democracia pode se aniquilar, diante de desequilíbrios emocionais promovidos pela insensatez, pelas atitudes impensadas, ou quem sabe pelos  gritos sem limites, sem princípios de organização, que fluem ao  som dos movimentos populares muitas vezes, desordenados.

Atualmente no Brasil, temos vários caminhos que permitem uma comunicação Reivindicatória mais intensa por parte da sociedade civil organizada, em relação à solução de problemas sociais.

Temos Políticas Públicas implementadas há tempos, que facilita esta participação empenhada da sociedade. Exemplo disso é a Lei da Transparência ( Lei Complementar 131/2009 ) aquela lei que estabelece a participação do cidadão e cidadã na formulação das políticas públicas. E, esta lei determina que os governos devem incentivar, promovendo esta participação popular. Como explorar a Lei complementar 131/2009 ?

O Governo Federal facilita este acesso à referida Lei complementar por meios diversos, como o acesso ao site WWW.portalbrasil.gov.br . o acesso ao site WWW.mudamos.org , e , enfim o acesso ao Portal da Transparência, através do acesso ao site WWW.portaltransparencia.gov.br .

“O Brasil tem Jeito”. Frase super conhecida e pronunciada por quase todos os Políticos. Mas, o seu povo também precisa ter “Jeito” (NÃO O FAMOSO JEITINHO BRASILEIRO ) para exigir com competência, o elegante “Jeito”  tão esperado por todos.

A engrenagem da incompetência em massa, movida pelos momentos emocionalistas diante dos problemas sociais, muitas vezes dificulta a execução dos procedimentos políticos que intermediariam positivamente, as soluções requeridas.

O Brasil precisa de muita orientação consciente. Uma orientação que leve o seu povo para o caminho certo, onde encontrará um acesso irrestrito, que levará sua crítica ou sugestão, coletiva ou individual, de forma direta às mãos de quem tem o poder para produzir a solução. Não adianta votar-se bem, nas próximas eleições, se não por em prática este mecanismo democrático liberado para todos, que é a PARTICIPAÇÃO POPULAR DA GESTÃO PÚBLICA.

Explorar os recursos democráticos com elegância, certamente, facilitará muito o alcance dos resultados esperados por todos : “Governo e Povo” .


Referências utilizadas que contribuiram para descrição deste artigo :


Autor: Rogério Marcelino

6 comentários:

  1. Este tema é bem polêmico,infelizmente em nosso País é dificil exercer a cidadania com elegância.... enquanto o povo não vai pras ruas fazer manifestações, o povo não é ouvido... até tem uma parte da população que tenta fazer ouvir sua voz... mas muitas das vezes é calada...nossos políticos não estão preocupados com o povo.Porém esperança é a última que morre não devemos nós calar...
    Parabéns por mais um excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É necessário fazer com que as autoridades ouçam a voz do povo. Porém. Essa voz reivindicatoria, deve ser emitida com muita sabedoria, para que não seja ignorado pelos comandantes do poder, o sentimento popular.
      Obrigado Luciane pela tua atenção e comentário. Bjos❤

      Excluir
  2. Caríssimo, destaco uma palavra de seu texto pois é justamente ela que falta ao NOSSO eleitor "INTELIGÊNCIA ".

    Estamos há décadas votando nos mesmos motivos nas mesmas famílias e nos mesmos palhaços.

    Não entendemos ou não queremos entender que a alternância do poder em todos os níveis senão eliminasse a CORRUPÇÃO evitaria.

    Veja o nível de candidatos que ousam se candidatar. Isso só é possível pelo nível do eleitor que leva a eleição na brincadeira, no oba oba, como aposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Álvaro. Acredito que vc concorda que se faz necessário uma participação mais proativa por parte do povo pelos caminhos da Inteligência, fator bem destacado no texto. Obrigado pela participação ao comentar meu artigo.

      Excluir
  3. Parabéns! Entretanto, nós temos que entender que os candidatos colocados na vitrine partidária pelos partidos são reflexos diretos da nossa sociedade, por mais que isso nos deixe as vezes confusos e até com raiva. Precisamos não apenas votar, isso é parte da democracia, o mais difícil é acompanhar os mandatos, cobrar os eleitos independente de termos ou não votado neles, fiscalizar o que é nosso. Assim a democracia poderá ficar melhor e cada vez mais elegante aos nossos olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafael pela atençao e comentário. Excelente colocaçao a tua, quando diz sobre a importância de cobrar e fiscalizar aos eleitos e seus respectivos mandatos. Eu creio que diante de um forte trabalho de conscientização, será possível termos num futuro próximo, uma Democracia Elegante.

      Excluir