sexta-feira, 11 de agosto de 2017

A Política é um Bem Social

No Brasil a ideia que se tem sobre política é completamente destrutiva. Ultimamente a política é tratada como sinônimo de mau caráter do tipo mau político e enfim comparada ao homem político ineficaz e corrupto.

Este fato negativo em relação a política , não é bom, pois já está se disseminando em toda a sociedade, e o pior de tudo isso é que as novas gerações já aplicam este conceito destrutivo à política. A juventude em geral não olha com bons olhos a política, por mais que os partidos políticos criam entidades partidárias destinadas aos jovens, implantando conhecimentos políticos para a  juventude em suas linhas ideológicas seguidas, ainda assim o índice de pessoas jovens que odeiam e não suportam nem sequer comentar sobre política no Brasil, é alto. Isso é grave para o futuro do país que está nas mãos da juventude, algo tem que ser feito para mudar este entendimento voltado para o Juízo de Valor infiltrado na mente dos jovens em relação a política. Sabemos com clareza o que de fato causou esta insatisfação do povo brasileiro em relação a política, sabemos muito que os maus hábitos de corrupção praticados ao longo da nossa história por parte de políticos desonestos no regime democrático , é o principal motivo dessa insatisfação generalizada.

A democracia também é um Bem Social que conquistamos, é a liberdade do pensamento que ficou enjaulada por muitos anos em nossa mente, mas enfim a conquistamos com muita luta e determinação pelas ruas do Brasil, porém os maus políticos a deturparam, e com suas práticas nocivas contra o bem social, corromperam , destruíram princípios, destruíram a economia do País. Agora não adianta mais chorarmos o leite derramado, temos que partir pra luta novamente em busca da recomposição da ordem e do progresso, e, trazendo o povo junto, com uma mente  conscientizada politicamente.

Um trabalho de conscientização poderia ser desenvolvido no Brasil com intuito de fazer todo o povo em geral entender e aceitar que a Política é um BEM SOCIAL, e o que precisamos é de pessoas comuns, interessadas em fazer política com sabedoria e honestidade, para que com os bons feitos, surjam os benefícios coletivos ou individuais para toda a sociedade. A política é  o sentido da Ciência social. Não deixa de ser propriamente a ciência, uma arte que contagia, podendo até converter e convencer as opiniões  envolvidas, quer sejam interessadas ou não.

A boa política tem que andar junto com a Honestidade, para que os resultados sejam satisfatórios. A honestidade é um termo que retrata a qualidade do que é honesto. A honestidade constitui a construção do caráter humano que certamente produz o bom comportamento sincero e coerente, gerando valores , justiça e verdade para oferecer a toda sociedade. É disto que a política trata, é isso que a política significa, e tudo isso que a política significa de fato, é o Bem Social referido no parágrafo anterior.

Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva). A política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam conhecimento como meio para a ação.
Dizia Aristóteles:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).

Enfim a Política é tudo o que se relaciona à busca de ações para o bem estar tanto individual como coletivo.

O grande filósofo Aristóteles poetizou de forma profunda na citação acima, ao associar os bons feitos de uma boa política à Felicidade de todo um povo.

O pensamento de Aristóteles reflete  com exatidão o que nós brasileiros pensamos e almejamos para a política brasileira. Esta é a nossa esperança, de viver num País onde a Felicidade será um Fato coletivo de direito para toda a sociedade, não importando ser Rico ou Pobre. A verdade real é que Não queremos mais que as riquezas produzidas no País, gerem os autênticos benefícios  de forma  isolada atendendo somente as necessidades de uma minoria inserida no controle do sistema.



Autor : Rogério Marcelino.

7 comentários:

  1. Quando se toma como parâmetro o ano de 2010, que foi um ano eleitoral, percebe-se que, segundo dados do IBGE (www.ibge.org.br), tínhamos 6.784.107 jovens com 16 ou 17 anos integrando a população residente no Brasil. Todavia, os dados do TSE (www.tse.jus.br) demonstram que, no mesmo ano, tínhamos apenas 3.156.935 eleitores nessa faixa etária. Como o alistamento eleitoral é facultativo aos jovens com 16 ou 17 anos , chega-se à óbvia conclusão de que, nesse grupo de eleitores Infelizmente, a realidade acima descrita não é circunstancial e nem pode ser explicada a partir de elementos conjunturais decorrentes de alguma especificidade presente no ano de 2010. O desinteresse político, além de mensurável, é estrutural. A análise dos dados referentes ao ano de 2000 demonstra que, também naquela época, estavam alistados como eleitores apenas 43,85% dos jovens de 16 ou 17 anos integrantes da população residente no Brasil, ao passo que, na faixa etária de 21 a 24 anos, quando já se tinha o ônus da obrigatoriedade, saltamos para 96,88% dos residentes no Brasil inscritos como eleitores. Parabéns mais uma vez nobre amigo. Essas discussões e reflexões que você propõe são de suma importância para nós, brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rafael, obrigado amigo pela ilustre participação. è uma honra pra mim, um jornalista conceituado como vc vir a meu blog e comentar meus artigos. Deus o abençoe amigo.

      Excluir
  2. Caríssimo, segundo Aristóteles, aluno de Platão e Professor Com “P” de Alexandre, O Grande, a ÉTICA é a doutrina moral INDIVIDUAL, a política é doutrina MORAL SOCIAL. Individualmente estamos sem MORAL e politicamente estamos AMORAIS.

    Nossa política produziu pérolas surreais nos últimos quarenta anos. Saímos de uma ditadura de direita para ficarmos encurralados em outra ditadura tão quão, de esquerda. Rememoremos slogans onde “O JOVEM SERIA O FUTURO DO BRASIL”. Colocamos fé nisso. Sonhamos com esse dia.

    Esse dia chegou para muitos. Mas creio que criamos uma geração mimada, acariciada por coitadismos, demos-lhes tudo o que não tivemos. Talvez more ai nosso desalento hoje ao vê-los no apêndice da política, MANIPULADOS, manobrados, expostos à IDEOLOGIAS canhestras.

    Nossa classe política ADULTEROU nossa DEMOCRACIA. Assaltou nossas MENTES, esfolou nosso LOMBO. CORRUPÇÃO não é cria de um só homem. Mas o diabo é que quando homens se unem para praticá-la, ela, a corrupção deturpa o entendimento de nossos jovens.

    Hoje na política, os jovens, são como ROBÔS onde a pilha fica sempre com a carga negativa dos atuais políticos que fornicam em uma SURUBA sem fim.

    Difícil tarefa conscientizar uma geração de jovens que tiveram suas mentes COOPTADAS pela ESQUERDA, e, podemos ter certeza que a DIREITA que NÃO existe mais no Brasil, também está tramando esforço para ocupar esse VÁCUO mental.

    Por fim, sinto em dizer, que no andar da carruagem, as verdadeiras minorias continuarão a dar as cartas. Partidos novos de letras, mas velhos nas IDEIAS e IDEAIS de alcançarem o poder, estão se animando a MANIPULAR essa classe JOVEM DESTEMIDAMENTE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brilhou o filósofo Alvaro Santos. Que comentário sensacional. O que resta dizer é muito obrigado amigo pela forte participação. sobre o teu comentário, dispensa comentários. Obrigado. Estamos Juntos por um novo Brasil sem Manipulações diversas.

      Excluir
  3. Muito da consciência política brasileira é fruto não apenas do descrédito dos homens políticos (e aqui um pepino em separado do conceito de política propriamente dito) mas da própria herança colonial, na qual a política era exercida em função do bem da corôa e não do povo. Essa herança, por si só, já seria suficiente para "desqualificar" a política na mente coletiva do brasileiro. E aí caímos no homem político, que reforça esse conceito através da má prática da ciência política, não a utilizando nem para o bem do povo e nem mesmo do estado, apenas para si. É preciso lembrar sempre da juventude da nossa nação e da forma como ela foi se concretizando desde a proclamação da república. Não temos nem 5 gerações de Brasil pós república, e mesmo somando isso com a história de Portugal - como a nação que conhecemos hoje - não chegamos nem a 30 gerações, enquanto, por exemplo, a Inglaterra tem mais de 90 gerações de ingleses. O caminho é longo. Muito longo. E passa, necessariamente, por um processo educacional sem ideologia.

    ResponderExcluir
  4. ROGÉRIO brilhante como sempre seu testo, na verdade o Brasil vive uma crise que não é só moral mas a principal crise que vejo hoje e na educação de nossos jovens, nossa juventude não ter referencia praticamente em todos os segmentos da sociedade, os valores mostrados nessa maquina de comunicação que existe a disposição do jovem, não consegue incutir na juventude o desejo pela politica, na minha visão pela falta de educação cultural, penso que jovens como voce, tem que ser exaltado e mostrado para que apareçam referencias para nossa juventude. Eu sempre faço essa pergunta a mim mesmo, quando olho para os meus netinhos, qual será a referencia que eles terão? se não for pela graça de Deus e a responsabilidade dos Pais na criação e formação do carater, o mundo não tem mais essa capacidade de apresentar ninguem, senão vejamos em nosso Pais mesmo: Será que Neymar, Anita, MC Catra, MC sei lá, na politica nem se fala, na religião piorou mais ainda, na arte é que a coisa ficou perigosa com um canal de televisão como a Rede Globo ensinando e trazendo para dentro de casa o que existe de mais imundo, existe muitas teorias e concordo com os mestres que opinaram aqui sobre a definição do que seja politica e como ela pode ser entendida pelos jovens, eu tenho uma teoria...só com educação, não sei se porque sou do tempo que se estudava na escola publica e privada uma materia que chamava OSPB e atraves dela se formou uma geração de grandes figuras que foram grandes referencias para que a juventude participasse ativamente da Politica Brasileira.
    Parabens por levantar um assunto tal atual, não deixe de divulgar seus artigos, faça sua parte que nós os mais velhos vamos te apoiando, pelo menos postando e compartilhando suas ideias.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Brilhante comentário Jeferson, Parabéns pela desenvoltura. Voce tocou num fator profundo, muito profundo que é a questão da força da mídia formadora de opiniões e que muitas vezes aproveitam o nincho poderoso dos artistas da música e dos esportes, para desviar a atenção do povo e principalmente dos jovens.Este fator que vc mencionou é de muito interesse dos corruptos que estão no poder, pois um poderoso Trunfo que está disponível para eles é possibilidade de usar a Cultura em geral para desviar a atenção do povo por meio de eventos ligados a esportes , a música etc. Precisamos muitos destes benefícios culturais, mas não podemos admitir que os mesmos sejam usados para desviar a atenção do problema pela massa. Enfim , obrigado pela tua ilustre participação Jeferson.

    ResponderExcluir