sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Melhor Ser Proativo


“ É muito melhor arriscar em coisas grandiosas buscando triunfar e gloriar-se mesmo expondo-se ao ridículo e a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito e desesperados, que nem sofrem muito, nem gozam muito, pois vivem numa penúmbla cinzenta e nunca conhecerão a vitória nem tampouco a derrota . “
Autor:  Theodore Roosevelt

Neste artigo será descrito um breve conceito sobre o assunto  Proatividade, onde será demonstrado a importância de ser Proativo na Era atual em que estamos  vivendo.

Seja Proativo, e não se destrua entre dois Pensamentos :  “ Certeza ou Incerteza “ . Seja proativo considerando o que for bom, visando um fim proveitoso para si e para todos.

Um autor desconhecido descreveu que:  “ Não podemos ser duas coisas ao mesmo tempo. Ou você é verdadeiro ou falso; Ou você ama ou não ama; Ou você pratica o bem ou o Mal; Ou você ajuda ou atrapalha.  A palavra é verdadeira quando afirma isso. Não adianta ficarmos em cima do muro esperando para agir da maneira que queremos... “

É preciso dar um um Salto e partir para a ação do propósito.

Ao pesquisar profundamente sobre o assunto em destaque , observei  na Wikipédia (Enciclopédia livre) algumas definições de Proatividade e admirei muito algumas opiniões sobre o assunto como  o que diz Meiry Kamia :

Segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um provável conjunto de comportamentos extrapapel em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças e melhorias no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a [organização].

Suas principais características são:

Busca ativa por oportunidades de mudança;

Planejamento e execução de ideias;

Enfrentamento de obstáculos.

A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930. Grande parte desta teoria foi formada nos campos de concentração nazistas, onde Viktor Frankl perdeu sua esposa, pai, mãe e família, mas decidiu que, mesmo sob as piores circunstâncias, as pessoas podem criar e encontrar um significado para a existência. Alain Paul Martin observou que a ideia original de Frankl foi gradualmente reduzida a uma oposição binária entre as opções reativa e proativa. Restringindo as escolhas apenas às opções reativas e proativas podemos impedir a liberdade de escolha e corremos o risco de prejudicar gravemente a inovação e a criatividade.

Diante desses conceitos brilhantes descritos até aqui sobre a proatividade, percebe-se que não só os ambientes profissionais se beneficiam das ações da proatividade, mas a vida como um todo. Ser proativo na maneira de viver , é ser propício a Inovação, ao futuro promissor, ao sucesso esperado. Pode-se concluir esta idéia, produzindo um conceito próprio, entendendo que  Ser  proativo  é possuir um comportamento voltado para as atitudes definidas e bem decididas sobre uma questão. É ter uma personalidade forte para agir conscientemente , é saber o que quer, é sabe que se faz e não se preocupar com o que os outros vão dizer. É agir pelo certo, é fazer o certo, é produzir o que é bom para si, consciente de que não só a si mesmo será beneficiado com a ação, mas bem certo que à ação praticada beneficiará muitos.


Autor : Rogério Marcelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário