quinta-feira, 3 de maio de 2018

Aprender com Liberdade de Consciência

Hoje pela manhã ao ler uma matéria  do Jornal O Estadão-SP , onde a matéria apresentava o seguinte TÍitulo : “AGU: Estados não podem criar Lei para Impor Escola Sem Partido” >>>> http://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/agu-estados-nao-podem-criar-lei-para-impor-escola-sem-partido/ 

No primeiro momento, pensei  de forma descontente, não pela questão Jurídica e Hierárquica dos òrgãos Públicos que diz que determinados Temas é de alçada de um ou de outro... Não foi este o descontentamento, mas pela afronta que se vê nos ares, diante do  precioso Programa Escola Sem Partido.

Penso que defender o Programa Escola Sem Partido, significa por em prática uma das Verdadeiras ações que dá sentido a Democracia. Porém, muitos que são contra o Programa, pensam o oposto,  ao dizerem que o ato de partidarizar o ensino  envolvendo-o  às correntes Políticas e Ideológicas executadas pelos próprios professores  nos segredos das salas de aulas, é que é a verdadeira Democracia.

Defender a Democracia é dar continuidade à liberdade  de consciência que todos nós temos por direito. E, se tratando de uma questão que envolve estudantes de nível médio ou fundamental, onde muitos ainda não construíram em sua consciência, uma opinião formada; não convém a prática de modelar estas mentes em desenvolvimento, amarrando-as à uma corrente Política.

È um abuso manipular mentes envolvidas no apredizado, que segundo as políticas em vigor direcionadas ao ensino, apontam regras que determinam a neutralidade política nas salas de aula. O ensino deve ser um ensino apartidário e livre de influências políticas, como é garantido na Constituíção Federal Art 5º, VI e VIII,  e Art 206, II, :  “A Libredade de Consciência e de crença e a liberdade de aprender dos alunos” 

É inconstitucional e ilegal tais práticas executadas por muitos professores definidos politicamente em sua vida particular, a de envolver seus conhecimentos políticos nas salas de aula, manipulando, ou, popularmente falando, fazendo a cabeça dos alunos a seguirem suas convicções políticas; em muitos casos o convite ocorre na própria sala de aula, para que os alunos façam parte dos grupos sociais de Juventude agregados aos partidos políticos.

Uma vez os alunos alienados a fazerem parte das correntes de Juventude dos partidos , ali começa a formação de novas lideranças políticas de Esquerda, Direita, Centro ou Extremos.  Uma formação de lideres, bem dizer, forçados , manipulados pela engrenagem das correntes políticas que tem atuado nas salas de aula por meio dos seus Mestres do ensino. Isso tem que mudar, a nossa Constituição Federal tem que prevalecer.  A Função do professor é a de Ensinar a Grade curricular exigida pelo MEC ( Ministério da Educação e Cultura) e não a de Doutrinar os alunos de acordo com suas convicções políticas e partidárias.

O ser humano é livre para busca de conhecimentos sem limites. Buscar conhecimentos, é buscar soluções para um Futuro bem próximo, ou para um Futuro distante, porém, esta busca tem que ser movida por livre e expontânea vontade, não coagida, não orientada de forma abusiva, aproveitando-se de um estado temporário de vulnerabilidade.

Inteligente e Útil, foi o cartaz criado pelo Programa Escola Sem Partido, onde apresenta 6 itens informando os deveres obrigatórios do Professor em sala de aula, deveres estes que já existem decorrentes da Constituição Federal do Brasil e da Convenção americana sobre direitos Humanos. Com base nestas determinações em Leis , os professores já são obrigados a cumprir estas regras, entretanto, muitos não as cumprem.

Sendo assim, vale ressaltar que um professor existe para Ensinar e não para Doutrinar. Ensinar o que é política , é muito valioso para as ciências sociais, porém, ensinar uma linha de pensamento político, já não seria mais ensinar o que é política e sim impor uma doutrina de uma corrente política, o que é muito diferente.

Segundo a Proposta de Lei do Programa Escola Sem Partido, o cartaz deverá ser afixado obrigatoriamente em todas as salas de aula do Brasil, uma vez a Lei sendo aprovada.  Para quem desejar ler na íntegra os 6 itens informativos sobre os deveres obrigatórios dos professores, acessem o link>>>>  https://www.programaescolasempartido.org/ 

Autor :  Rogério Marcelino

4 comentários:

  1. Penso que em primeiro lugar eles deveriam defender a Escola com qualidade, com crianças bem alimentadas, com professores bem remunerados e treinados, com escolas dotadas de infraestrutura apropriadas. Depois que a qualidade estivesse garantida, então poderíamos partir para a discussão do conteúdo a ser exigido ou incluído no já existente. Parabéns pelo texto

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    1. Boa tarde Rafael !
      Sim, concordo plenamente como teu ponto de vista, que retrata bem a questão Investimento em Educação de Qualidade. O que não tem sido executado. Enfim, uma Educação de Qualidade, sempre será um problema para um País com altíssimos índice de corrupção como é o caso do Brasil. Obrigado Rafael pela participação ao comentar meu artigo.

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  2. O querer impor a politica nas escolas é um absurdo, assim como as escolas em péssimas condições de uso... com isso podemos ver que a única coisas que os nossos politicos querem é manipular o povo.... Isso é Brasil!

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    1. Perfeita colocaçao Luciane. E, digo a vc que está mais do que na hora do Povo voltar a se manifestar contra estes Abusos em nome do Social e da Democracia. Obrigado por participar comentando. Bjo pra ti.

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