sexta-feira, 7 de julho de 2017

Falando do Mercado Financeiro

Ao falar de Mercado Financeiro, regresso com grande satisfação aos anos de minha Graduação na área Financeira; compreendendo o mercado financeiro e de capitais, como àquele forte Pulmão que oxigena e mantém viva a economia de um país; refletindo relevantemente, nos interesses da CVM-(Comissão de Valores Mobiliários), que fiscaliza todos os tipos de negócios inerentes aos ambientes dos mercados financeiros, como os valores mobiliários na qualidade de Ações  pelo mercado de ações; o mercado de crédito, onde fluem as mais variadas linhas de créditos financiados por diversas instituições financeiras do país; o mercado de câmbio, onde as negociações envolvem compra e venda de moedas estrangeiras como dólar, o euro etc.; e o mercado monetário, o mais polêmico de todos, onde são negociados o valor do dinheiro, por meio das inúmeras formulas de capitalizações geradoras de alto retorno monetário, ou seja, descrevendo numa linguagem popular, as diversas taxas de juros a curto prazo inseridas no negócio. Este mercado é do interesse de quase todas entidades e órgãos financeiros, que negociam títulos, empréstimos para empresas e pessoas físicas a curto prazo, tendo uma excelente rentabilidade no pagamento dos juros sobre o dinheiro negociado.

Neste artigo, estarei descrevendo sobre uma visão do mercado financeiro e de capitais, mas destacando exclusivamente sobre a evolução do Mercado de Ações.

De um tempo para cá, o mercado de ações evoluiu consideravelmente, de forma à acompanhar as evoluções tecnológicas. Em uma época não muito antiga, para entrarmos no mercado financeiro, visando a compra ou venda de ações de alguma Cia de Capital Aberto, era preciso primeiro ter um contato pessoal com o gerente da conta corrente do banco onde a pessoa possui alguma conta bancária, ou , se quisesse ir direto à fonte dos negócios financeiros, a pessoa teria que procurar pessoalmente uma corretora de Valores Mobiliários para abrir uma conta de Aplicações Financeiras junto à corretora, e prosseguir no Mercado Financeiro, recebendo informações dos variados tipos de investimentos, ou seja , os mais rentáveis, por meio de um corretor.

Atualmente o mercado de Ações atingiu uma esfera tecnológica tão poderosa, que nos é disponibilizado um sistema online  de negociações no mercado financeiro, de nome Home Broker, onde através dessa valiosa Ferramenta Home Broker , você pode chegar em tempo real dentro das principais Plataformas de Investimentos das Bolsas de Valores do Brasil e do Mundo como a Bovespa(Bolsa de Valores de São Paulo), a NYSE(Bolsa de Valores de New York), NASDAQ( Bolsa de Valores Eletrônica) , London Exchange (Bolsa de Valores de Londres) Etc.

O Home Broker é uma ferramenta positiva e pró-ativa para alavancar o mercado financeiro. É de muita praticidade para todos nós . Uma inovação  tecnológica que surgiu para contribuir com o incentivo às pessoas diante das diversas formas de aplicações financeiras. que com o avanço tecnológico ficou melhor, pois o sistema Home Broker nos leva com alguns comandos à acompanhar os Pregões Eletrônicos em atividades, e tomar conhecimento de todos os Ativos Financeiros e todas as negociações de várias companhias inseridas no mercado financeiro. Toda esta praticidade que transformou o mercado financeiro, não significa  uma limitação ou fim dos serviços prestados pelas CTVMs (Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários) ou das DTVMs (Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários) , significa que as corretoras ou as distribuidoras, ganharam um papel importante para o desempenho do sistema Home Broker, que foi a Inovação nos serviços oferecidos ao investidor, só que acompanhando as evoluções que mudou as operações no mercado.

Quanto aos investidores ou os novos investidores, não importa qual seja o perfil Sócio Econômico dos mesmos, pois quem deseja entrar no mercado financeiro e começar a investir, é só tomar a decisão, não importando ser pobre ou rico, o mercado financeiro tem opções de investimentos para todos. Não há pré requisitos para ser um investidor, o que existe é um questionamento que visa identificar qual o perfil que se enquadra o investidor. No mundo dos investimentos, existem 3 tipos de Perfis de investidores, que são :  O Perfil Conservador; O Perfil Moderado e o Perfil Agressivo ou Arrojado. No perfil conservador, o investidor pende para as aplicações onde o índice de segurança no negócio é mais alto, tipo as rendas fixas e até mesmo as variáveis, com o mínimo de chances de Riscos; por fim este perfil de investidor conservador objetiva uma alta rentabilidade. Já o perfil moderado é aquele investidor que busca um equilíbrio nas suas aplicações, o interessante é que ele é um pouco conservador, mas também esporadicamente ele procura aplicações mais agressivas no mercado, como os fundos de ações ou multimercados. E concluindo, temos o perfil Agressivo ou arrojado, este investidor , não se intimida com os prováveis riscos nos resultados de uma negociação, ou melhor, ele não toma conhecimento dos risco , somente enxerga o máximo de rentabilidade que as aplicações podem lhe oferecer. Este investidor, não teme perder o dinheiro aplicado, e toma suas decisões sem considerar as orientações técnicas  que muitas vezes livra um investidor de ter altos prejuízos no mercado financeiro.

Se você pensa em investir, no momento, ou futuramente, pensa no melhor que o mercado financeiro e de capitais pode te oferecer, deixo aqui uma dica : “AS APLICAÇÕES NO TESOURO DIRETO”, embora este tipo de investimento está direcionado mais para o Perfil Conservador, vale lembrar que por mais que exista crise em um País, quem optar pelo Tesouro Direto, nunca perderá, seus recursos investidos; procure os conselhos de profissionais envolvidos no mundo dos investimentos, e faça a melhor opção. As aplicações , são diversas, porém, muitas te envolve com o poder do marketing que também está infiltrado no mercado financeiro, e de repente determinada aplicação pode não surtir os resultados que você espera num futuro próximo ou de longo prazo. Enfim, busque as informações necessárias nas fontes apropriadas para o mercado financeiro que são as CTVMs (Corretoras de Valores Mobiliários), antes de fechar um negócio financeiro em meio a precipitação. Almeje sempre  fazer um bom negócio.


Autor :  Rogério Marcelino
          Gestor Financeiro - Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria    


Referências Bibliográficas :

Livro:  Mercado Financeiro e de Capitais

Autores: Professor  Paulo Pardo   e  Professora  Juliana Franco

2 comentários:

  1. No atual momento, meu povo está no prego.70% está com suas dívidas atrasadas e nunca haverão perdões como os países de democracia duvidosas o receberam da estoca vento e da alma desonesta.

    Imagino que a tecnologia favoreça um controle absoluto e de uma garantia de não haver desvios e más intenções.

    Então eu pergunto:

    Essa tecnologia usada para trocar nossas licitações com estes envelopes fechados,e, sim para leilão de obras,serviços e materiais governamentais em todas as esferas, teríamos um controle melhor que evite tanta corrupção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Álvaro !
      Desculpe não ter resposta para o teu comentário porque o FOCO do Tema do meu artigo é outro; e muita importância para qualquer brasileiro interessado em Investir no mercado financeiro, visando do atender suas expectativas de Rentabilidade.
      Abraço e fique em Paz!

      Excluir