sexta-feira, 10 de março de 2017

Aguardando o Tempo Social

Aguardando o Tempo Social
“Tudo tem seu tempo determinado, e a tempo para todo propósito debaixo do céu.”(Eclesiate 3.Vers.1)

Segundo Maria Helena Oliva – Augusto, O tempo social dominante de uma sociedade é aquele que lhe permite cumprir os atos necessários para a produção dos meios que garantem sua sobrevivência, possibilitando a criação, manifestação, realização e atualização de seus valores fundamentais.

Os procedimentos envolvidos nesse processo qualificam aqueles que os utilizam, a sociedade em que vigoram e as relações sociais que desencadeiam. Em cada tipo de coletividade, e em todos os níveis, a satisfação das existentes e a criação de novas necessidades, a transmissão à descendência do modo adequado de ser e da maneira desejável de agir, atribui significados, faz nascer valores que passam a ser compartilhados, constituindo modos de vida e tipos de sociabilidade.

A forma pela qual uma dada sociedade garante a manutenção da vida, expressa no seu modo de produzir, nas regras que a organizam e nas principais atividades exigidas por essa produção, interfere sobre o seu ritmo temporal e indica qual é o tempo que nela predomina. Como as atividades que são secundárias para a definição desse processo articulam-se em torno dele, os tempos sociais em que essas atividades se desenvolvem: articulam-se em torno do tempo social dominante e submetem-se a seu ritmo.

Pode-se perceber na citação acima que faz parte do texto : “Tempo, Indivíduo e Vida Social” de autoria da professora Maria Helena Oliva-Augusto, que o tempo social é um tempo criativo, produtivo e não pode ser desperdiçado. O tempo social está disponível por meio das nossas responsabilidades sociais. Esse tempo social para vir a existir, vai depender da consciência de cada cidadão (a) e de cada valor individual que será atribuído ao tempo social.

Quando tentamos de todas as formas a conquista ou realização de um propósito, quer seja de cunho social ou particular, e este não acontece, é porque estava fora do tempo determinado, e se insistir pelo mesmo, corre-se o risco de ser vítima de um desastre. Entretanto, os fatores que nunca podem ser silenciados em nossos pensamentos, são : “A Esperança e a Fé”.

Observa-se o povo brasileiro e seus sentimentos diante de tanta injustiça social, diante de tanto descaso, de tantas atitudes sem escrúpulos por parte de políticos que teriam que  representar este povo de forma excelente, pois a lei declara que todo o poder emana do povo. Mas esta representação social de excelência não ocorre por muitos anos... Razão esta que tem levado este povo a se indignar por meio de suas manifestações democráticas. Muitas dessas manifestações já ocorreram, e outras já estão programadas para acontecer em todo o país.

Será que o tempo está propício para os referidos atos?

Se está, porque não tem surtido os efeitos desejados pela nação ?

Ressaltando a questão constitucional que define que “Todo poder emana do Povo”. Sim ! Todo o poder emana do povo, mas o povo não tem contemplado o efeito dessa definição garantida numa Lei máxima e federal.

O poder na verdade encontra-se nas mãos de políticos corruptos e mal intencionados que não tem reconhecido os interesses da nação brasileira. Se formos descrever aqui todos os motivos que ao longo da história, tem levado o povo a se revoltar, vai faltar espaços... linhas... e esferográficas para descreve-los.

Fortes exemplos de motivos que move a revolta popular, são : “O fim do Fórum Privilegiado”  “As 10 Medidas que foram manipuladas pelo congresso Nacional” , Etc.

Foi usado e está sendo usado todo um tempo pelo povo, nas ruas... nas redes sociais... Mas nada acontece, a corrupção tem se multiplicado a cada dia que se descobre um Rombo financeiro, Um fato, uma desgraça social como o caso do estado do Rio de Janeiro e Espirito Santo, estados brasileiros que tem sido vítimas de calamidades financeiras etc.

Pode-se concluir que, depois de toda a descrição acima, há um forte entendimento e com muitas perspectivas, com muita Fé e Esperança, que o Tempo social do povo brasileiro para mudar esta situação caótica será no ano de 2018, ou seja, o tempo propício, o tempo de exercer cidadania, o tempo para mudar o Rumo do Brasil será as Eleições Gerais de 2018.

Autor : Rogério Marcelino


Referências Bibliográficas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário