quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Uma Visão de Controles Internos para Empresas

       Para uma boa repercussão em um ambiente administrativo, é necessário que o Controle do sistema Contábil esteja equilibrado, ou seja , é preciso um conhecimento avançado do sistema por parte da equipe envolvida; E estes conhecimentos não podem surtir os efeitos desejados pela organização , se forem apenas superficiais. Requer domínio teórico e prático da  Contabilidade, e a qualificação técnica avançada como usuário do sistema contábil. Estes fatores possibilitam êxito para um controle  eficiente das informações contábeis, garantindo assim, a produção de relatórios contábeis saneados contabilmente, e seguro  nas informações econômicas e financeiras, que eventualmente poderão ser auditadas.

        Mediante os conhecimentos do sistema contábil, e os controles apurados na contabilidade,  estima-se uma grande possibilidade da organização se tornar sólida no mercado . Mas para que esta solidez se torne real, a organização depende de uma forte execução dos controles internos, pois uma empresa onde seus controles internos funcionam com base em profissionalismo e qualidade, os resultados tendem a ser satisfatórios em todos os setores da empresa, colaborando com a redução de erros operacionais, ou até mesmo com a não existência de erros operacionais.

         Cientificamente falando, os controles internos são considerados nada mais que funções específicas, e segundo Glock (2007, p 19) , estas funções são classificadas em 3 aspectos :
- Controles Preventivos: São projetados para evitar a ocorrência de erros, desperdícios ou irregularidades;
- Controles Detectivos: São projetados para detectar erros, desperdícios ou irregularidades no momento que ocorrem, permitindo medidas tempestivas de correção;
- Controles Corretivos: São projetados para detectar erros, desperdícios ou irregularidades após a ocorrência, permitindo ações corretivas posteriores.


            Sendo assim, pode-se concluir que o bom entendimento dos controles internos , serão como  fatores fundamentais para a existência de uma empresa, e garantia da sua continuidade no mercado. Além do mais, se trata de um excelente benefício que pode contribuir para uma eventual Auditoria de Sistemas.



Autor : Rogério Marcelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário