Puxando
o Freio Diante dos Mecanismos da
Globalização
A globalização é um fenômeno que
nasceu por meio da abertura do comércio de diversas economias globais com o
objetivo de acrescentar positivamente mais
opções de serviços e recursos mercadológicos para as nações do planeta, transformando
a vida das pessoas comuns, proporcionando mais qualidade de vida para todos.
Mas como na vida tudo tem os Prós e os Contras, neste artigo será descrito uma
idéia sobre os efeitos dos mecanismos da globalização, destacando especialmente
as mudanças que este mecanismo global tem proporcionado para a sociedade atual.
Um
dos efeitos da globalização está no imediatismo em que as informações chegam ao
encontro do consumidor, de uma forma quase
instantânea ou remota, provocando em contra partida, as tomadas de decisões movidas por impulso
diante da emergência do mercado Global. Este reflexo produz tanta convicção que
as vezes chega-se a agir de forma
impensada em relação ao Consumo da idéia proposta. Concretiza-se negócios
econômicos e financeiros sem ao menos apurar detalhadamente o que se propõe a
realizar. O reflexo do marketing moderno, é uma das forças tarefas do mecanismo
da globalização, e tem influenciado profundamente por meio de mudanças, a
mentalidade da sociedade atual.
A nova ordem comercial tem
transformado a cultura do consumo no dia
a dia das nações, através de reações incentivadas pelos fortes reflexos dos
mecanismos da globalização.
Não é fator positivo efetuar uma
compra movido por uma informação superficial do produto ou serviço, Antes de
efetuar, o melhor caminho seria o de se aprofundar
no teror da Propaganda, procurando assim a identificação de enganos, ou seja, buscar
garantias pra não ser vítima da famosa “Propaganda Enganosa”. Muitas vezes esta
informação não abrange por completo as expectativas do consumidor. Muitas
informações do mercado global, não trazem junto ao marketing, a mensuração de
Riscos eventuais que o produto ou serviço pode proporcionar. Considerando que para tudo o que se faz na vida, infelizmente existe
um risco, e não importa o tamanho , mas sempre haverá um risco. O ideal seria a
produção de uma informação , mensurando
os riscos do negócio, visando uma negociação transparente.
Na realidade, as estratégia de
marketing em todo o mundo nem sempre faz uma mensuração de riscos referente ao produto
informado nas mídias. Neste caso, cabe a quem está disposto a mergulhar neste
oceano mercadológico global, ficar bem atento na clareza das informações,
procurando sempre avaliar os mínimos detalhes do produto que está sendo
promovido nas mídias globais, puxando o freio diante dos mecanismos da
globalização.
Santos,Milton.2000.P.39 retrata os
mecanismos da globalização da seguinte forma : “”É
o início de uma outra cognoscibilidade do planeta. Um planeta que conta com
todas as possibilidades de ser desvendado, Mas, nem sempre o conhecer é
possível. A informação nem sempre se propõe a informar, e sim a convencer
acerca das possibilidades e das vantagens das mercadorias. O que é transmitido
à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de
esclarecer, confunde. A contradição se faz e se refaz na impossibilidade de se produzir, de
imediato, uma informação libertadora. A alienação é a face que brota aguda da
globalização financeira, da globalização do dinheiro. Encanta-se o mundo. O
princípio e o fim são o discurso e a retórica. Então o que fica para o ser
comum é a farsa do consumo. Não há referência à transformação do espaço e do
tempo. O homem consumidor caminha no espaço do desconhecimento do mundo relacional
e do falso e alardeado conhecimento do mundo das mercadorias”.
Percebe-se que entre os mecanismos
da globalização existe um poder manipulador com intuito de convencer os
consumidores com visão vulnerável para os mercados, a se precipitarem em suas
compras de forma impensada e pouco consciente, levados pelo impulso provocado
pela força do marketing. Não considerando nem mesmo um eventual risco que a
compra do produto poderia ocasionar. A estratégia do Marketing global produz para
os consumidores um único sentimento : “Comprar”
não levando em conta o risco de se desenvolver o Consumismo exagerado, gerando problemas de alta de inflação. O
melhor que a Globalização poderia produzir com a força do seu Marketing, seria uma
geração de Consumidores mais Conscientes
que certamente estariam cooperando com um bom desenvolvimento da economia de
seu país ,e de forma saneada. Sendo assim, entende-se que as economias
abertas que fizeram nascer o fenômeno Globalização, parece não estar observando bem, o crescimento do fator
Consumismo entre as nações. Vale ressaltar que o Consumismo desenfreado pode resultar na
alta dos índices de Inflação das economias.
Autor: Rogério Marcelino
Referências Bibliográficas :
Santos, Milton. Por uma
outra globalização – do pensamento único à consciência universal. São Paulo:
Record, 2000. P. 39.
Excelente texto. Expôs muito bem a realidade do consumidor desinformado e ainda deixou aguçada a mente do leitor em desejar saber como a compra excessiva e, muitas vezes, desenfreada pode resultar num crescimento da inflação econômica.
ResponderExcluirExcelente texto. Expôs muito bem a realidade do consumidor desinformado e ainda deixou aguçada a mente do leitor em desejar saber como a compra excessiva e, muitas vezes, desenfreada pode resultar num crescimento da inflação econômica.
ResponderExcluirObrigado Flávio por teu comentário participativo nos termos da questão abordada.
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