segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Segurança Pública

Neste artigo será descrito sobre um tema de grande repercussão mundial, que desperta o interesse de povos de qualquer nação do planeta. Um tema Impactante que é a “Segurança Pública”.  Várias  cidades do mundo são vítimas desse problema social e acabam  se destacando negativamente  por serem vítimas de forte descaso como está ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro.  A citação a seguir, trás uma excelente definição referente o tema segurança pública. Segundo esta  definição extraída do Portal   http://www.justica.gov.br/sua-seguranca/seguranca-publica/orgaos-de-seguranca-1/conceitos-basicos A Segurança Pública é uma atividade pertinente aos órgãos estatais e à comunidade como um todo, realizada com o fito de proteger a cidadania, prevenindo e controlando manifestações da criminalidade e da violência, efetivas ou potenciais, garantindo o exercício  pleno da cidadania nos limites da lei.  

Muito já se ouviu sobre as histórias das cidades...E por meio de inúmeros pareceres populares, principalmente vindo de perfis mais veteranos, muito se ouviu sobre o recurso social de nome “Segurança Pública”.

No passado das cidades brasileiras, destaca-se em meio a fatores relevantes como a Ordem, o Respeito, o equilíbrio, a segurança e o Destemor; Valores vividos pela sociedade em tempos de outrora, onde a tranquilidade sobressaia, produzindo paz de espírito aos habitantes.

O som da paz ecoava pelos becos, pelas ruas, pelos morros e quem sabe Favelas, e porque não dizer dos grandes bairros de elite, também inseridos neste contexto.

Vovós  e vovôs certamente que tem muitas histórias interessantes a nos contar como exemplo :  “As inesquecíveis noites de Paz, onde se podia sem qualquer sentimento de receio, ou temor, passar breves tempos na calçada da rua no portão de casa, batendo aquele papo descontraído sobre o cotidiano... Sem se preocupar com surpreendentes Balas perdidas a surgir provocando tragédias repentinas, como se vê nos dias atuais acontecer como fato comum nas cidades”

Infelizmente a realidade das cidades é cruel, quando se refere ao Quesito “Segurança Pública” , pode-se com muita propriedade, destacar o triste caos que vive a cidade do Rio de Janeiro se tratando de “Segurança Pública”. Uma cidade importante na história do Brasil, que até já foi Capital Federal. Uma grande cidade reconhecida no mundo inteiro pelas suas belezas naturais; cidade onde se tornou o Ponto turístico mais desejado por turistas de diversas nações. Entretanto nos dias atuais, quando se fala em Rio de Janeiro, esquece-se de suas Belezas Naturais, que desagradavelmente deu lugar às lembranças de Atos de Violências generalizada, ou seja, é triste e impactante ter que perceber uma grande cidade brasileira como o Rio de Janeiro, nas mãos do Crime Organizado.

Estes fatos no Rio de Janeiro repercutiram de forma tão assustadora em todo o País, que foi decretado uma Intervenção Militar por tempo determinado, cujo decreto já foi assinado pelo atual Presidente da República Federativa do Brasil. O caos na Segurança Pública no Rio de Janeiro é total, ao ponto das autoridades governamentais se Estribarem nas estratégias Militares do Exército Brasileiro, visando o resgate da Paz, da Dignidade e da Liberdade para Ir e Vir que sempre foi presente na vida do povo carioca.

Absurdo contestável, foi a postura de alguns políticos que se posicionaram contra a atitude determinada para combater o crime organizado no estado do Rio de Janeiro. Inescrupulosamente, apontaram o ato como medida desnecessária e sem a necessidade de acionar a participação do comando militar.

A Segurança Pública é um recurso que está há tempos distante do Rio de Janeiro deixando a Cidade Desprotegida e Desprovida no momento atual, ficando vulnerável às nocivas ações do crime Organizado, pondo em risco a vida da sociedade Carioca. Só quem está vivendo aqui sabe do risco que corremos todos os dias; não importa se em casa ou no trabalho ou nas escolas ou nas faculdades, ou ainda caminhando pelas ruas... O perigo está por todo lado, concluindo que o povo carioca tem vivido pela Fé, confiando na proteção Espiritual de Deus. Porque proteção provida pelos órgãos competentes como deveria ocorrer, até o momento não temos. Ainda há comentários e Boatos pelo Pais a fora de que a medida de Intervenção Militar Federal se trata de estratégia política. Quem pensa assim, está cometendo um desrespeito ao povo carioca, quem pensa assim, está desconhecendo o nosso direito de Cidadãos e cidadãs de poder viver em Paz. Sabemos que corrupções existem, que estratégias e articulações também existem, mas no caso grave do Rio de Janeiro, não se trata de articulações políticas e sim de uma medida responsável visando a solução do grave problema social que se instaurou no estado do Rio De Janeiro. O momento é para AGIR , e não Julgar ou Pré Julgar .

Espera-se que de forma Veloz, a Câmara dos Deputados faça o seu papel, aprovando a medida, e em seguida enviando-a para o Senado Federal para que faça o mesmo, entendendo a importância dessa Tomada de Decisão que beneficiará todo o Povo Carioca.

O nível da desordem está tão elevado no Brasil, que a Alternativa de Optar por uma Administração Militar visando o retorno da Ordem, cresce a cada dia na mente da sociedade brasileira. Os Militares não são Santos, porém,  se identificam com a Ordem e o Progresso do País.

Em nossas mentes cariocas, O Rio de Janeiro será sempre a Cidade Maravilhosa. Como dizia o compositor André Filho ao compor em 1935, a Música que se tornou o Hino da Cidade do Rio de Janeiro : “Cidade Maravilhosa”...Cheia de Encantos mil...Cidade Maravilhosa, Coração do meu Brasil...
Em uma outra estrofe da composição de André Filho, a Letra discorria poeticamente dizendo que o Rio de janeiro é um ,,,”Berço do samba e das lindas canções, que vivem na alma da gente... És um altar dos nossos corações, que catam alegremente”...

Para as Autoridade de cunho Federal, Estadual e Municipal, fica aqui uma mensagem representando o Povo Carioca : “QUEREMOS VOLTAR A CANTAR LIVREMENTE E ALEGREMENTE COMO RETRATA A VELHA CANÇÃO CIDADE MARAVILHOSA, O HINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Autor : Rogério Marcelino

8 comentários:

  1. Caríssimo, começo dizendo que pior que a ação, é a inação; podemos afirmar com toda certeza do mundo, que esta intervenção na segurança do Rio é política e recheada de expertises, pois estamos em um momento infeliz onde nosso povo está sendo bombardeado de contra informações e informações duvidosas.

    A pergunta que devemos fazer é se essa intervenção é necessária ou política; se a ação salvará alguma vida, se o ato trará paz a este estado tomado pelas drogas, novinhas peladas, e barulho.

    Políticos espertalhões se posicionam contrários porque foram traídos pela esperteza política de Temer, que matou duas pauladas em um só coelho, políticos que estão tratando o Exército como se ali seus Generais fossem uma amebas políticas e nada sabem do que estão e precisam fazer.

    O problema desta intervenção necessária, é que os bandidos tem aliados entre os mocinhos, azucrinando a mente do povo, incitando a desobediência e o desprezo ao ato, de forma a angariarem votos.

    Político precisa do caos para se vender como salvador, como a economia começa a dar sinais vitais, e existe a possibilidade de um General 4 estrelas mostrar a real competência, os candidatos ficam ou contra, ou em cima do muro torcendo para dar merda.
    Selva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia amigo Alvaro !
      Respeito a tua posição em relação a polêmica questão que envolve o meu estado , o Rio de Janeiro. Porém vejo de forma diferente esta situação, e entendo a importância dessa Intervenção Militar aqui no Rio de Janeiro. Conforme coloquei em um parágrafo do meu artigo, que o Momento é para AGIR, estamos vivendo e presenciando fatos do crime organizado, uma Tomada de Decisão teria que ser feita. Como foi feita, Independente de posições políticas , e ou Estratégias e Articulações. a questão é que o Povo Carioca está vivendo em Risco . Espero que meu posicionamento contrário ao teu não afete nossa amizade.

      Excluir
    2. Caríssimo, pensamos da mesma maneira, talvez, eu não tenha articulado de maneira mais clara; penso que não importa o que digam os políticos, a ação de Temer é necessária, a intervenção está nas mãos de um General 4 estrelas não nas mãos de um mambembe de carteirinha, mas de alguém com expertise em segurança, experiência de comando além de disciplina e lealdade.

      Espero ter sido mais claro, e mesmo que não concordemos, nosso senso democrático e amor ao nosso Brasil deve prevalecer sobre todas as nuances discordantes, e nosso amor e respeito ao Criador...

      Excluir
  2. Que a intervenção militar é uma necessidade inquestionavel acredito que seja pacifico pra todos. Mas por quanto tempo? Qual o folego operacional? Junto com a intervencao militar é obrigatório ações que levem saude e educação para um povo sem esperança e abandonado. Criar e estimular ambientes de criatividade e empreendedorismo para dar futuro aos que ainda tem jeito. Não to vendo estas preocupações. Também há necessidade de mudanças jurídicas e infelizmente um cidadão armado com fuzil tem que ter tratamento de choque para desistimular o porte destas armas. Um bom estudo sobre Medelim na Colombia pode nos ajudar a dar alternativas. Não podemos acreditar que só militar vai resolver esfe problema. Ele só pode cuidar de um pedaço deste problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luis Haroldo !
      Obrigado pela tua participação. Bom, o tempo determinado da Intervenção decretada pelo Presidente seria a princípio até o término do mandato do atual governador do estado do Rio de Janeiro. Quanto as questões de cunho operacional, certamente que ficarão ao dispor das Estratégias Militares do Exército Brasileiro, que com muita excelência saberão o que fazer pelo comando do General nomeado.
      Ficamos na expectativa de almejarmos bons resultados para o Estado do Rio de Janeiro com a execução dessa importante medida.

      Excluir
  3. Conforme já me manifestei nada que este decrépito presidente faça tem algo por trás que seja pela nação ou pelo povo brasileiro. Se o RJ precisa de intervenção essa deveria ocorrer no comando do Estado. Pezão completou o serviço começado pelos seus antecessores e o Estado está falido, não paga servidores, não compra armamentos nem dá condições de treinamento aos seus policiais. Repito a você, essa intervenção não vai resolver o problema gravíssimo de segurança do Estado, os traficantes vão continuar aonde sempre estiveram...Infelizmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Amigo Rafael !
      Respeito a tua posição em relação a polêmica questão que envolve o meu estado , o Rio de Janeiro. Porém vejo de forma diferente esta situação, e entendo a importância dessa Intervenção Militar aqui no Rio de Janeiro. Conforme coloquei em um parágrafo do meu artigo, que o Momento é para AGIR, estamos vivendo e presenciando fatos do crime organizado, uma Tomada de Decisão teria que ser feita. Como foi feita, Independente de posições políticas , e ou Estratégias e Articulações. a questão é que o Povo Carioca está vivendo em Risco . Espero que meu posicionamento contrário ao teu não afete nossa amizade.

      Excluir
    2. De maneira alguma, até por que respeito demais seu posicionamento. Como todos no RJ e no restante do país, torço para que aconteça o melhor para nossa gente. Um forte abraço e parabéns pelo texto.

      Excluir