segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Melhor Ser Vaga-Lume

Do latim invidĭa, a inveja é o desejo de obter algo que possui outra pessoa e que de que se carece. Trata-se, por conseguinte, do pesar, da tristeza ou do mal-estar pelo bem alheio. Neste sentido, a inveja constitui o ressentimento (o sujeito não quer melhorar a sua posição, deseja antes que o outro o veja pior).

A inveja pode surgir quando há uma escassez de objectos materiais ou quando esses objectos são muito difíceis de obter. Por conseguinte, aqueles que têm posses são invejados pelos outros. Exemplos: “Tenho um carro de luxo e uma mansão na praia, daí ser alvo de inveja por muita gente”
De acordo com a psicologia, a inveja é um sentimento que se nega tanto a terceiros como a si mesmo. O invejoso deseja ocultar a sua inveja e é raro assumi-lo, pois seria aceitar (reconhecer) uma carência.

Leia mais: Conceito de inveja - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/inveja#ixzz4VwmqqjTd


          Ao meditar sobre uma leitura super interessante, cujo assunto tratava da Inveja.  comentei o assunto com um contato, e me fora feito uma sugestão, de desenvolver uma opinião sobre o assunto. Assistir um determinado Vídeo no Facebook, de autoria de um Pr. Evangélico , e ele fazia uma abordagem profunda sobre a questão. Entendi que se tratava de um problema polêmico e preocupante para o ser humano, a "Inveja". 

          
           Como todos nós sabemos, que todo sentimento envolto a um desejo profundo de ter o que outra pessoa tem, é reflexo de um propósito nocivo à alma. Esse propósito se conclui com a produção de um sentimento negativo de nome INVEJA. O vídeo do Pastor retratava bem essa questão do sentimento de Inveja quando ele  faz uma comparação citando a história conhecida entre uma serpente e um vaga-lume. Resumindo a história : O Vaga-Lume é um inseto diferente de todos os insetos pelo fato de ele apresentar uma Luz ao Voar, isso é um mistério da natureza. E quanto a serpente, a história diz que ela se incomodava muito com o brilho apresentado pelo vaga-lume quando este voava, e ela o odiava simplesmente porque ele existia, simplesmente porque ele brilhava, não havia motivos para ela o odiar, e ele nem fazia parte da cadeia alimentar da serpente, mas o brilho dele, natural a incomodava muito.

              Assim são muitas pessoas, que ao ser possuídas pelo sentimento da Inveja, se incomodam com a existência de outras em seu meio de relacionamento. Se incomodam com a simples presença de outra pessoa, se incomodam com o jeito de ser natural de outras, sofrem por perceber as coisas que outras pessoas tem como talentos, dons, bens, etc... Enfim tudo isso é Inveja. 
           
           Certamente que o desejo de Deus, é que sejamos como o Vaga-Lume, ou seja, que tenhamos Brilho neste mundo, que sejamos Luz. que possamos colaborar levando Luz onde quer que cheguemos. Ser Vaga-lume neste mundo, é nada mais nada menos que ser Luz no mundo, como o Senhor Jesus foi Luz no mundo e ainda é e será para sempre. Mas para ser Luz neste mundo é preciso estar na Luz, é preciso andar na luz, que significa ter o Espírito Santo de Deus. Pois quem está na Luz de Deus e anda na luz, é certo que será um Vaga-Lume, e jamais se permitirá ser uma serpente, ou seja, jamais permitirá em sua vida um sentimento de Ódio, de Inveja que produz trevas para o Mundo. Prefiro ser Luz no Mundo, Prefiro ser um Vaga-Lume e contribuir com a Iluminação Universal.


Autor : Rogério Marcelino.

9 comentários:

  1. Inveja é um sentimento auto destrutivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo Ana. Um sentimento que destrói gadrativamente a Alma do Invejoso, o que é doloroso pois a todo instante essa pessoa invejosa vive um mal estar.

      Excluir
    2. Certo Ana. Um sentimento que destrói gadrativamente a Alma do Invejoso, o que é doloroso pois a todo instante essa pessoa invejosa vive um mal estar.

      Excluir
    3. Não tem mal pior que uma pessoa invejosa !

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A inveja é, possivelmente, o mais nocivo dos sentimentos. Em muitas ocasiões a inveja é o sentimento desencadeador de diversos outros sentimentos e ações, por exemplo, o sentimento chamado ódio e uma ação chamada assassinato. Veja a história de Abel e Caim retratada na bíblia. Nessa história tivemos o primeiro homicídio. De fato Abel matou Caim devido a um sentimento de ódio. Caim odiou o seu irmão Abel quando este foi elogiado por Deus. Contudo, o sentimento que antecedeu o ódio foi a inveja.
    É correto dizer que, possivelmente, a inveja seja o sentimento mais nocivo que um ser-humano pode ter.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Flávio. A história de Abel e Cair é um profundo exemplo do que significa um sentimento de INVEJA. A Luz de fato incomoda quem está nas trevas.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde amado amigo Rogério Embora o ciúme simplesmente cobice a riqueza e a honra dos outros, a inveja é algo que se faz acompanhar de rancor. A inveja não é necessariamente querer para nós mesmos, mas simplesmente querer que seja tirado do outro.A inveja é o sentimento de infelicidade produzido por presenciarmos a vantagem ou a prosperidade do outro. Os invejosos se incomodam com os sucessos dos amigos.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito comentário Leila. Ressaltando o que diz na introdução do Artigo.

    ResponderExcluir