segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Em Quem Confiar, para Governar o RJ ?

O meu Rio de Janeiro além de viver uma triste crise de Legitimidade e de Autoridade, vive também um momento de muita dificuldade para identificar a escolha certa de um Líder Capaz, Autêntico e com um passado marcado por atitudes 100% coerentes envolvendo sua vida pública.

Até o momento, veículos da comunicação anunciam um resultado estimativo das intenções de votos, oriundo de pesquisas, que não sabemos de fato se há ou não veracidade nas estatísticas. Vemos que estes resultados apontam que para o comando do próximo Governo do Estado do RJ, teremos 3 nomes decisivos de onde sairão, de acordo com a opinião dos eleitores do Rio de Janeiro, os 2 que farão o segundo turno das Eleições que elegerá o novo Governador do Estado.

3 nomes que não inspiram uma confiança 100%. Como pode um eleitor confiar em um nome que já ocupou o comando do Governo do Estado em tempos de outrora, e, por mais de um mandato; Porém, decepcionando o povo, e deixando a desejar, por causa de más atitudes de sua Gestão de Governo. De forma vergonhosa, este referido nome, até Preso foi, por 2 vezes, por ter praticado atos de corrupção, e isto, recentemente, há menos de 1 ano. Em quem confiar com segurança?

É possível confiar em um nome que também em outro momento, ocupou um importante Cargo Público na Cidade do Rio de Janeiro; entretanto, se aliou a um grupo político que de forma nociva, muito contribuiu para a economia do Rio de Janeiro chegar a um colapso total, ao ponto de seu comandante ter decretado oficialmente “Estado de Calamidade Financeira” ?   Este nome, tem seus Talentos, tem sua Formação Superior inquestionável, e, possui bons conhecimentos em termos de Gestão Publica, de administração Pública... Porém, infelizmente este nome foi citado por várias vezes em Delações de interesses da Operação Lava-Jato, mais uma decepção.... Em quem confiar com segurança?

Enfim, seria possível confiar em um nome que publicamente, todos sabem que não possui conhecimentos inerentes à Economia e Administração Pública para almejar governar um Estado como o Rio de Janeiro, um nome que nem mesmo, nunca participou de meios Políticos em seu passado, visando captar quem sabe um preparo superficial por meio de uma convivência na Política? Um nome que, nem na época que praticava de forma Profissional seu Esporte, e , diga-se de Passagem, foi um Excelente Profissional, até campeão do mundo foi. Entretanto, não se empenhava para treinar... Virou  até tema de Música, por causa de divergências constantes que tinha com seus treinadores. Quem não se lembra do Refrão da música que dizia assim : “Treinar pra que, Treinar pra que, Treinar pra que se eu já sei o que fazer”...?

Pois é, para governar um Estado como o Rio de Janeiro, um estado que teve e tem uma participação relevante na História do Brasil, que até foi em tempos do passado, a “Capital Federal”, requer muito preparo, muito conhecimento de Gestão Pública, enfim, muita Responsabilidade  e comprometimento; não basta só um reconhecimento social adquirido por meio da Fama.

Penso que para ocupar uma função Pública como a de Governador de um Estado, ou Presidente de um País, ou Prefeito de uma Cidade etc., teria que existir na Lei, exigências como a preferencial Formação Superior, não importando a área, e nem se a categoria do diplomata seria de Bacharelado ou Gestão Tecnológica, ou então, no mínimo deveria ser exigido uma formação de Nível Médio Técnico, ou seja, deveria ser obrigatório para um Candidato a um Cargo Público, possuir  um conhecimento apurado , comprovado e compatível com a função pública que se propõem a ocupar.

Interessante que para qualquer cidadão ou cidadã comum, ingressar numa empresa pública, ocupando uma função de responsabilidade pública, é exigido uma aprovação por meio de exigentes CONCURSOS PÚBLICOS, pagando altas taxas para a participação do concurso.., entretanto, observa-se que para ocupar cargos de Altas Responsabilidades em todo o País, basta se filiar num Partido Político e registrar sua Candidatura no TSE, sem exigências de quaisquer Gênero, SALVO A EXIGÊNCIA DA LEI DA FICHA LIMPA; no mais, sem pagar taxa alguma etc... Que País é Esse ?  Espera-se que o Estado do Rio de Janeiro seja positivamente surpreendido por uma Excelente Gestão Pública nos próximos 4 anos que terá o novo Governador.

Autor: Rogério Marcelino

2 comentários:

  1. Estamos dentro do QUADRADO . Ou vamos sair dele ou ele NAO SAIRA DE NÓS.

    ResponderExcluir
  2. De acordo, não vemos um nome de expressão que possa nos garantir um sólido governo de nosso estado.

    ResponderExcluir