sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Saudades do Brasil

E por falar em saudade... Pode-se Pensar que se trata  de um sentimento que envolve todo brasileiro patriota, que sonha,  e quer viver de verdade num Brasil dos sonhos, e não só sentir as saudades de um Brasil que a gente sonha em viver.

As vezes, a Utopia nos tráz a inspiração, e nos leva a uma viagem imaginária, como a de sentir saudades de um  País  desenvolvido economicamente e sustentavelmente. Saudades de um Sistema que ainda não vimos ser implantado no Brasil, na Íntegra; mas o nosso coração civil, nos faz sentir esta saudade utópica..

Neste artigo, será feito uma abordagem sobre um sentimento que envolve todo o brasileiro patriota que sonha em viver num País conduzido pela Justiça social. Para muitos, que não acreditam mais no Brasil,  e que  negativamente só enxergam as  nocivas  práticas de desvirtuação providas por maus políticos, só resta a saudade, de um Brasil dos sonhos...

Espera-se que esta maioria mude seu pensamento e deixe-se envolver pela esperança de que ainda é possível serem  governados por políticos com perfil Estadistas. Onde os 3 poderes Legislativo. Executivo e Judiciário venham funcionar de fato, não apenas num sentido figurativo mensurado na lei.

Segundo a Wikipédia da palavra saudade, encontra-se a seguinte definição:
Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa (e também galega [carece de fontes]) e também na música popular. carece de fontes] "Saudade" descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. A palavra vem do latim "solitatem" (solidão), passando pelo galego-português "soidade", que deu origem às formas arcaicas "soidade" e "soudade", que sob influência de "saúde" e "saudar" deram origem à palavra atual.  No Brasil, o dia da saudade é comemorado  oficialmente em 30 de janeiro.

Quando mergulhamos nas pesquisas, e entendemos o que é Desenvolvimento Econômico e sustentável, um fator que já era pra ser uma realidade no Brasil, há muitas décadas... Sentimos saudades de um Brasil dos Sonhos...

Segundo estudos  Desenvolvimento sustentável é o uso racional dos recursos naturais em prol do bem-estar social, garantindo o crescimento econômico necessário para suprir as nossas demandas e as necessidades das futuras gerações. ... O uso da sustentabilidade torna-se o grande desafio social das próximas décadas.
https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/viewFile/17768/pdf

Se mergulharmos no mais profundo dos mares democráticos dessa sociedade, vamos nos deparar aos 3 poderes, responsáveis por conduzir por meio de suas lideranças , a República.

Segundo o portal  https://www.todamateria.com.br/tres-poderes/  Os 3 três Poderes representam uma força na desenvoltura do País. Assim, diz o portal :
Os três poderes, independentes e coesos  entre si,  são categorias dos poderes políticos presentes na democracia de um país.
Assim, quando pensamos na Política de um Estado, em sua estrutura e organização existem três poderes políticos que norteiam suas ações, são eles:
  • Poder Executivo
  • Poder Legislativo
  • Poder Judiciário
Respectivamente, esses poderes são  destinados  a :  executar  as  resoluções  públicas, produzir  as  leis  e  julgar  os  cidadãos.

Julgar os cidadãos ( Diga-se : Corruptos ). Uma condição que destaquei nesta citação acima do portal Toda Matéria, e que entende-se que é válida para todos os cidadãos que transgredirem  a Lei. Infelizmente, na atual conjuntura brasileira, não percebemos tais medidas contra Políticos e cidadãos influentes do sistema, que Afrontam a Lei e fica por isso mesmo. Não temos visto essa ação cabível e de alçada dos Três poderes , se cumprir, como deveria. E, isto é mais um motivo para sentirmos saudades do Brasil dos Sonhos...

“Com a Crise, número de brasileiros que deixam o País, quase dobra.” Este é um título de uma matéria que li, e que foi publicada no jornal O Estadão de São Paulo, em 20 de junho de 2017, pelos Jornalistas Ana Carolina Neira e Ricardo Rossetto, para quem se interessar na leitura da matéria, acesse o link >>> http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,com-a-crise-cresce-numero-de-brasileiros-que-deixam-o-pais,70001849689


Após ler esta matéria citada acima no Jornal O Estadão, concluir que a situação do Brasil está  Super Caótica, e, que o desinteresse em construir um Futuro no Brasil, é total, produzindo assim, um resultado negativo no que se refere a continuar com a perspectiva de viver no Brasil. A ideia de continuar vivendo no Brasil está quase sendo erradicada da mente da maioria dos brasileiros. Isto, infelizmente, gera tristezas e desenha mais um motivo para sentir saudades do Brasil dos sonhos...

Autor : Rogério Marcelino

6 comentários:

  1. Saudade do que nunca tivemos. Excelente texto. Parabéns Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rafael.

      Obrigado pela tua Observação de senso construtivo.

      Excluir
  2. É Rogerio, vivemos numa sociedade fracionada, e isso não ocorre apenas no Brasil. É fácil perceber que a maioria dos países sentem saudade do que forem ou do que sonharam ser. O nosso agravante é que não demos sequer o primeiro passo para sermos um país justo, muito menos desenvolvido, coisa que outros países já tiveram. O princípio da União Europeia, lá no pós guerra, foi deturpado e desviado do objetivo inicial que era integrar o continente europeu e não se deixar infestar por muçulmanos que não apenas trouxeram o ódio, mas trouxeram junto o desejo do domínio pela religião. Em terra tupiniquins não conseguimos sair da mentalidade do império, onde reinava o compadrio, o paternalismo e a corrupção. Já sinto saudades é de consegue sonhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde HS Naddeo !

      Muito bom tua presença aqui, tecendo um comentário.
      Precisamos dar a volta por cima e , resgatar nossos sonhos de se viver num país organizado em todos os aspectos, e isso dependerá muito do que produzirmos em nossas mentes.
      abraço amigo.

      Excluir
  3. Caríssimo, é com tristeza que vejo Nosso Brasil viver focado em um passado UTÓPICO, onde políticos espertalhões e cidadãos senão desinformados, maliciosos e, ou falhos na interpretação de nossa história no contexto mundial, ululam um período de bonanças e felicidades reais que só experimentamos em parcos espaços de tempo.

    Explico que, o CAOS sempre esteve presente em nossa história desde o descobrimento. Vivemos épocas de lutas e poucas glórias; glórias essas nunca duradouras; passamos pela escravidão, abolição, independência(?) República, Era Vargas, Juscelino Kubitschek,Ditadura, Diretas já, impeachment 1, 2 e hoje aqui estamos no sofrimento. Vide https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil ...

    Não podemos sonhar com um passado que nunca tivemos. Vivermos andando olhando nosso Brasil pelo retrovisor tem nos feito COLIDIR não uma mas várias vezes contra nossa DEMOCRACIA. Democracia essa aviltada, solapada e viciada por políticos, empresários e também por uma grande parcela de brasileiros que querem que as coisas caiam do céu, sem custo, sem trabalho sem moral.

    No CAOS só quem ganha dinheiro são os que tem dinheiro, os políticos que se auto reajustam, o sistema judiciário e o funcionalismo que se regem por regras onde as palavras IGUALDADE, ISONOMIA, COMPETÊNCIA e TRABALHO são e estão escassas ou extintas.

    Criamos ILUSÕES. Vivemos iludidos que nosso Brasil a de achar um MÁGICO que faça nossas desgraças desaparecerem com palavras. Mantemos um brasil paralelo, onde bandidos MAIORES, MENORES E POLÍTICOS são abençoados pelas TOGAS.

    É triste, muito triste ver nosso povo SURDO. Ver nosso povo com a mente entupida de abobrinhas e cegos. Cegos por imagens maquiadas de nossas realidade. Uma sociedade DESUNIDA. Uma sociedade MANIPULÁVEL, INDUZÍVEL E CONDUZÍVEL por pesquisas e APOIOS MIDIÁTICOS que formam MAIORIAS que até aqui então nos renderam o CAOS...

    Choro por nosso Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Álvaro !
      Como sempre, a sua participação surge em meio a um forte comentário. Obrigado pela atenção ao ler meu Artigo, e parabéns pelas sábias palavras.

      Excluir