sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Arbitragem Judicial, Uma Boa Alternativa Para Resolver Conflitos


             A primeira observação que fazemos quando ouvimos falar em arbitragem, é sobre uma partida de futebol. Mas em termos de fundamentos judiciais, a questão vai muito além do significado popularizado na mente da população.

              A arbitragem pode ser uma alternativa para qualquer situação onde envolve conflitos entre pessoas físicas ou jurídicas. Neste breve comentário, será abordado o conceito científico da arbitragem judicial, e um conceito de arbitragem relacionado a profissão contábil. 

Conceito, Objeto e a Relação da Arbitragem com Profissão Contábil              

              Inicialmente será apresentado neste texto um breve conceito de Arbitragem, como também o objetivo e a relação da Arbitragem com a Profissão Contábil.  Serão relacionados também de forma breve sobre outras formas de resolução de conflitos, que são a Mediação e Conciliação.       

               Conforme informação do nosso livro de apoio concedido pela Unicesumar referente aos conhecimentos de Arbitragem ( p,13 ), no Brasil a prática de Arbitragem teve início em 1824 através da Constituíção  Política do Império do Brasil sendo então oficializado o uso da Arbitragem .

                Embora o uso  da  Arbitragem  no  Brasil existe  desde  1824 ,  atualmente temos uma nova legislação para a prática de Arbitragem, que está amparada  na  lei
9.307/96.

Conceito de Arbitragem:

                  É uma forma alternativa ao poder judiciário de dirimir conflitos, através da qual as partes estabelecem em contrato a nomeação de um Àrbitro  de confiança  de ambas as partes envolvidas no processo arbitral, onde este auxiliará as partes  a encontrar  a solução para o conflito sem envolver o poder judiciário.

Outras formas de resolução de conflitos:

                   A Mediação é uma forma de solucionar um conflito onde  as   partes  en- volvidas escolhem um mediador que ajudará as partes a tomarem uma decisão.

                   Outra forma de solucionar um conflito, é através da Conciliação, onde as partes envolvidas escolhem um Conciliador que levará  as  partes  a  encontrar  uma
Solução para o conflito.

                     A profissão contábil é de fundamental importância  para  o  mundo  dos negócios, entretanto, se tratando de arbitragem, a relação com a contabilidade pode                           
ser favorável para a resolução de um conflito, pois uma vez as partes envolvidas  no processo arbitral, escolherem um árbitro profissional da contabilidade, as partes    terão vantagens, porque um profissional de contabilidade possui  conhecimentos  relevantes sobre o Patrimônio , sobre Avaliações Econômicas  e  principalmente    técnicas psicológicas e social. Estes fatores podem  beneficiar  as  partes  envolvidas  no processo arbitral, levando-as à uma decisão equilibrada do conflito.
                    
                      Segundo o Empresário Jacintho do Escritório  G. Jacintho  consultoria Contábil e Tributária, o segmento contábil sempre foi muito atuante  na  Arbitragem, desde o início da prática no Brasil, há quase 19 anos. Jacintho cita ainda como referência, diversas câmaras de Arbitragem como a Câmara Brasil-Canadá, International chambre of commerce e Câmara de Conciliação , Mediação Arbitragem Ciesp/Fiesp.
                    
                       Concluindo, a forte relação da prática de arbitragem com a profissão contábil está principalmente ligada a arbitragem comercial.

Autor : Rogério Marcelino


Referências Bibliograficas :

Portal Revista Dedução, disponível em : www.revistadeduçao.com.br/noticia/88-contadores-tem-papel-de-destaques-nos-processos-arbitrais  Acesso em 15 de dezembro de 2015.


Arbitragem – Prof. Esp. Robinson Pereira Santos, p,13

Nenhum comentário:

Postar um comentário